Existem várias formas de colocarmos a nossa casa ao nosso estilo, como há várias formas de a decorarmos. Uma das soluções vistosas de mudarmos o espaço, é fazermos um jardim vertical. Quem já não pensou nisso, mas ainda não o fez por desconhecer como o fazer. O jardim vertical permite misturar a natureza e o espaço urbano. É na realidade um elemento decorativo marcante, mas também permite a criação de um ambiente mais saudável e sustentável.
Melhora a qualidade do ar e cria um maior conforto térmico para toda a família. Se tem receio de ter plantas em casa por não ter tempo de as cuidar, elimine essa ideia. Pode criar um jardim vertical escolhendo plantas com pouca manutenção, mas que lhe permitem manter a frescura na sua decoração.

As etapas para ter um jardim vertical

Escolha o local e o espaço

Em primeiro lugar deverá definir o local onde vai fazer o jardim vertical. Tente fazê-lo onde tiver luz e espaço para colocar as suas plantas. Escolha espaços abertos como varandas, fachadas.
Áreas externas, com pátios, quintais ou churrasqueiras. Mas também pode escolher ambientes fechados para fazer parte da decoração.

Escolha os produtos que vai plantar

Tem dois caminhos a escolher. Pode fazer um jardim com flores e plantas que goste ou então escolha fazer uma pequena horta, onde pode plantar tomates, alface ou ervas aromáticas, como por exemplo manjericão, manjerona, alecrim, salsa ou hortelã.
Se não tiver muito tempo para cuidar das plantas, escolha as suculentas, visto adaptarem-se bem com pouca água e pouca sombra.

Material a usar

Nesta etapa tem também dois caminhos à escolha. Pode comprar soluções prontas a utilizar, de acordo com o espaço que tem. Em alternativa, pode fazer a estrutura a usar, com materiais como garrafas de plástico, copos de vidro ou latas.
Pode escolher outros materiais mais elaborados, como tijolos de barro, módulos de plástico injetado e até materiais reciclados.

Algumas dicas a reter

Há sempre dicas a reter para manter o seu novo jardim vertical impecável. A terra que vai usar não deve ser muito seca, nem muito húmida. Frequentemente, deve usar substrato para as plantas terem os nutrientes necessários para crescerem.
Outro fator importante, é a rega. Nunca de se esqueça de regar as suas plantas. Por último, a drenagem é outro fator importante. Pense este pormenor aquando da montagem. Tendo uma boa drenagem, vai evitar que as suas plantas apodreçam e morram.
Agora é só colocar mãos à obra. Pense em todos os pormenores, plantas a usar, materiais a usar, pense em tudo. Lembre-se que está a idealizar um espaço para se sentir confortável e junto à natureza, com plantas naturais.

Mas acredite que vai dar mais vida ao seu lar. 

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/decoracao/saiba-como-montar-um-jardim-vertical-em-casa

Visite os nossos imoveis em:
https://www.tuacasa.pt/