Comprar casa é um processo longo e demorado, e que envolve, claro, várias etapas. Quem decidir recorrer a um banco para obter financiamento deve saber, por exemplo, quais são as fases pelas quais passa a aprovação de um crédito à habitação.
A pré-aprovação, neste caso, é a resposta imediata do banco após analisar uma série de dados económicos básicos, com os quais identifica se a pessoa em questão é elegível para a concessão de um empréstimo.

Uma pré-aprovação não é vinculativa, "pelo que o banco não é obrigado a conceder-te o empréstimo", explicam desde o idealista/creditohabitação.
Para uma decisão vinculativa "terás de apresentar documentação que comprove a tua identidade e a tua situação financeira, com a qual o departamento de risco emitirá a sua decisão de modo formal", acrescentam ainda.

Este documento servirá, de resto, como orientação para escolheres uma casa dentro das tuas possibilidades e conheceres a respetiva prestação do crédito à habitação.
O pedido de pré-aprovação poderá servir de prova junto do vendedor, mostrando que tens capacidade financeira para comprar o imóvel, por exemplo.

"Recordamos-te que os bancos financiam, em regra, até 90% do preço de venda, pelo que deves contar com poupanças para avançar para a aquisição.
Adicionalmente, o teu rendimento deve ser, pelo menos, 3 vezes superior à prestação mensal do crédito habitação", lembram ainda os especialistas.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2020/10/06/44821-o-que-e-a-pre-aprovacao-do-credito-a-habitacao

Visite os nossos imoveis em: 
https://www.tuacasa.pt/