Isolar as paredes de uma casa é a melhor forma de proteger não só do frio e da humidade, mas também de economizar até 30% nas contas ao final do mês. Isso sem falar na possibilidade de reduzir o impacto no meio ambiente com a redução das emissões de CO2. Com a ajuda do portal dos especialistas do portal Habitissimo apresentam algumas dicas úteis para escolher o melhor material para isolar as paredes interiores de uma casa.

Existem três tipos de materiais para isolamento térmico: mineral, sintético ou natural. Lã de rocha e fibra de vidro, por exemplo, são dois isolantes minerais muito comuns.

A lã de rocha é feita de uma mistura de rochas, incluindo rocha vulcânica derretida e, portanto, é um tipo de isolamento bastante resistente ao calor. É perfeito tanto para paredes interiores como fachadas (se não estiverem em contacto direto com a água). É vendido em rolos e é adequado para isolamento de um sótão, por exemplo. A fibra de vidro, por outro lado, deriva da areia fundida. Este material é adequado para o isolamento de paredes interiores, tetos falsos e sótãos.

É vendido em rolos ou folhas dependendo do uso final (por exemplo as folhas são mais confortáveis ​​para o sótão). É um excelente isolante de baixa densidade, o que significa que é adequado para isolar paredes e tetos internos, enquanto materiais com maior densidade também podem ser utilizados para o isolamento de fachadas e pisos. Isolantes sintéticos, como poliestireno expandido e poliestireno extrudado, são cada vez mais usados. O poliestireno expandido (cortiça branca) é um material muito leve, muito económico e fácil de colocar. É ideal para aumentar a resistência térmica de paredes, pisos, tetos e fachadas. A principal vantagem deste produto é a sua grande impermeabilidade, o que o torna adequado para instalação também em superfícies externas. O poliestireno extrudido, por outro lado, é à prova de água e extremamente resistente ao peso e à deformação.

Pelas suas características, é um dos principais materiais (ou em todo o caso o mais recomendado) para fachadas e sótãos, tanto interna como externamente. Também é o isolante perfeito para áreas de alta humidade. Hoje em dia também podem ser adquiridos solamentos naturais, ecológicos e reciclados . A cortiça, por exemplo, é uma delas. É um material natural, 100% ecológico e reciclável, com excelentes propriedades técnicas: é extremamente isolante e pode ser utilizado em paredes e pisos; dura muito mais do que outros produtos e protege o interior da humidade. A cortiça é hipoalergénica e pode ficar exposta sem problemas, sendo também esteticamente muito agradável. Outro excelente isolante natural é o geotêxtil: é um produto feito com materiais têxteis reciclados e recicláveis, capaz de oferecer ótimo isolamento térmico e acústico.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2020/11/27/45431-como-isolar-as-paredes-de-uma-casa-do-frio

Visite os nossos imoveis em:
https://www.tuacasa.pt/