A ministra da Modernização Administrativa disse à Lusa que a partir do primeiro semestre de 2020 estará disponível o número 147 para os cidadãos tirarem dúvidas sobre serviços públicos, no âmbito do iSimplex 2019. "Quando há um mês apresentámos o Simplex, destacámos duas grandes prioridades: uma, enfrentar os problemas que os serviços públicos têm estado a revelar em alguns setores e algumas regiões e, a segunda, procurar trabalhar nas dimensões de maior inovação, utilizando a inteligência artificial e as tecnologias emergentes", disse Mariana Vieira da Silva. "E foi esse trabalho que começámos logo" a fazer e "ao fim de um mês já temos alguns avanços em medidas muito importantes do Simplex", prosseguiu a governante, apontando entre elas o facto de ser possível desde 26 de julho o levantamento do Cartão de Cidadão urgente no próprio dia na Loja do Cidadão do Porto. "Uma outra medida aprovada" em Conselho de Ministros de 01 de agosto diz respeito "às plataformas de compensação", uma legislação que permite "que as empresas possam fazer acertos de contas entre elas", como também já foram dados os "primeiros passos daquela linha telefónica que estava prevista para distribuir, no fundo, por todos os serviços públicos das perguntas de cidadãos", afirmou a governante, no balanço de um mês após o anúncio do iSimplex 2019. Fonte:https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/tem-duvidas-sobre-os-servicos-publicos-a-partir-de-2020-pode-ligar-para-o-147