A fatura da luz/eletricidade tende a ser uma das despesas mais caras em casa. Mas há formas de conseguir poupar uns trocos no final do mês. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos algumas dicas que ajudam a poupar energia.

Envia a tua questão para a Deco, por email para [email protected]
  ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Optámos por ter só serviço de eletricidade em casa e por essa razão a nossa fatura tem apresentado valores mais elevados. Podem aconselhar-nos sobre como poupar no uso dos eletrodomésticos?

Um consumidor esclarecido é um consumidor mais atento e que consegue poupar, não só no seu orçamento, mas também no ambiente.

Apresentamos algumas dicas de poupança e sugerimos-te que visites o nosso site Fatura Amiga.

Forno elétrico

O consumo elevado de energia do forno elétrico é razão para que se tenha uma utilização mais eficiente do mesmo. Por isso, sempre que possível aproveita a utilização do forno para cozinhar vários alimentos ou refeições ao mesmo tempo. É uma forma simples de aproveitar o calor gerado.

Evita abrir desnecessariamente a porta do forno. Cada vez que o fazes, perde-se, no mínimo, 20% da energia acumulada no interior.

Máquinas de lavar roupa e loiça

A máquina de lavar é dos equipamentos com mais uso nas nossas casas, tendo um consumo de energia considerável. É no aquecimento da água que o equipamento consome mais energia.

Assim, nas lavagens do dia a dia, se a roupa não estiver muito suja, opta por programas a 30ºC ou até 20ºC. O programa a 30ºC irá reduzir o consumo de energia em cerca de 60%, comparativamente ao programa de 60ºC.

Procura utilizar sempre as máquinas de lavar roupa e lavar loiça com a carga máxima. Desta forma, além de estares a poupar energia conseguirás também economizar água.

Equipamentos eletrónicos

Nas tuas escolhas de compra, prefere os equipamentos eletrónicos com o rótulo ecológico europeu.

Os produtos com este rótulo têm um menor consumo de energia durante o uso e em stand-by. Se 5% de todos os computadores portáteis vendidos fossem produtos com o rótulo ecológico europeu, as poupanças de energia poderiam evitar a emissão anual de 11.220 toneladas de CO2.

No caso de teres impressora, opta pela impressão em modo rascunho e a preto e branco. Imprimir deste modo, não só prolonga a duração do tinteiro, como é mais rápido e exige um menor consumo de energia da impressora.


Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/lar/2019/09/09/40797-deco-alerta-os-truques-que-ajudam-a-poupar-energia-e-a-baixar-a-fatura-da-luz

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/