Está à procura de casa, mas não sabe que tipo de imóvel escolher? Conheça as diferenças e o imóvel mais indicado para si.

Comprar casa é uma decisão muito importante e que deve ser tomada de forma consciente e ponderada. Deve ter em atenção os mais diversos parâmetros Uma das primeiras dúvidas que surgem nesta fase é o tipo de imóvel que deve comprar: em retoma de banco, na planta, novo ou usado. Antes de dar o primeiro passo, conheça as diferenças destes tipos de imóvel.

 
  • Imóvel de banco
Os imóveis de banco são a solução ideal para quem quer comprar casa a um valor mais em conta – pois a aquisição é feita através de um leilão, em que o imóvel possui um preço mínimo de licitação, muitas vezes, mais reduzido que o valor real de mercado –, com financiamento até 100% do valor total da habitação, spreads mais atrativos, prazos alargados e redução de custos e encargos.

O processo de compra deste tipo de imóvel tem por base uma boa pesquisa. Se está a ponderar em adquirir um imóvel do banco, deve consultar as ofertas disponíveis das várias instituições financeiras, Segurança Social ou em websites para compra e venda de imóveis, como o Imovirtual ou na TuaCasa. Depois da pesquisa, deve visitar as habitações que despertaram o seu interesse, falar com o banco e avançar com a compra.

 
  • Imóvel na Planta
Ao comprar um imóvel na planta – ou em fase de construção -, está a comprar, na verdade, uma promessa de construção e entrega da habitação.
Estes tipos de imóvel são cada vez mais populares em Portugal pois apresentam custos de compra mais reduzidos e o grau de valorização é elevado. Em alguns casos, existe a possibilidade de o pagamento ser feito em parcelas divididas entre o período de compra até à compra do imóvel.
Nestes casos, deve começar por fazer uma análise de mercado da região onde pretende comprar casa e compará-la com o valor que lhe é apresentado pelo imóvel na planta. Posteriormente, e caso o investimento seja do seu interesse, deve fazer a reserva da habitação, proceder à assinatura do contrato – geralmente, com mais um sinal no valor de 10% do valor total do imóvel – e, após o término da construção, efetuar o restante pagamento.

Uma das vantagens ao adquirir estas habitações, durante a fase de construção, pode participar no processo de decoração interior, a disposição das divisões, os materiais, acabamentos, funcionalidades e outras características.
O principal desafio é imaginar o resultado final do seu investimento e aguardar que a obra termine – o que pode levar vários meses, mais do que os previstos. Para além disso, a construção pode sofrer imprevistos, resultando em problemas que exijam remodelações futuras ou até impossibilitando o acabamento e entrega da habitação – a empresa de construção pode entrar em falência, por exemplo.

 
  • Imóvel Novo
Um imóvel novo, seja ele um apartamento ou uma moradia, é uma habitação que nunca teve inquilinos e cujas obras já estão completamente finalizadas, encontrando-se pronto a habitar.
Normalmente, este tipo de imóveis possui um grau de valorização mais elevado, assim como o seu valor de compra.
Esta opção é ideal para quem não pretende sujeitar-se a obras ou esperar que inquilinos anteriores saiam da casa para poder habitá-la, e é mais vantajosa no sentido em que requer menos burocracia, quer no âmbito da concretização do negócio, quer ao nível do financiamento.

 
  • Imóvel Usado
Ao contrário dos novos, os imóveis usados são casas que já foram habitadas anteriormente - ou que se encontram ainda habitadas. Regra geral, o valor destas habitações é mais baixo.
Por vezes, dependendo do estado do imóvel, é necessário fazer algumas remodelações. Mas, uma vez que o investimento que tem de fazer para comprar a casa é menor face à aquisição de uma casa nova e pronta a habitar, tem mais flexibilidade económica para as alterações que deseja e maior controlo dos acabamentos, qualidade dos materiais, disposição e funcionalidades da habitação.

Neste tipo de imóvel, o financiamento e as questões burocráticas são mais morosas e complexas, exigindo um suporte de custos iniciais do contrato por parte dos compradores.
Aqui, é necessário perceber se há disponibilidade para aguardar até que a casa fique pronta para habitar, quer pelas obras, quer pela saída dos atuais inquilinos. Caso contrário, a melhor opção poderá ser comprar um imóvel novo.

Agora que conhece os diferentes tipos de imóvel, apenas tem de optar pela solução que mais se adequa às suas necessidades e preferências, tendo em conta as características que cada um apresenta.

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/guia-para-comprar-casa/tipos-de-imovel-banca-planta-novo-ou-usado-id13.html

Visite os nossos imóveis em: https://www.tuacasa.pt/