Estás desempregado ou à procura de um novo desafio profissional? Então fica a saber que produtividade, ética/valores e aptidão para trabalhar em equipa são as competências mais valorizadas pelos empregadores. Esta é uma das conclusões do estudo “Guia do mercado laboral 2019”, realizado pela empresa de recrutamento Hays.

Segundo o estudo, produtividade (57%), ética/valores (57%) e aptidão para trabalhar em equipa (57%) são as competências mais valorizadas pelos empregadores, seguidas das competências técnicas (54%), capacidade de trabalho (49%), orientação para o cliente (44%), orientação para os objetivos (42%) e a experiência (38%)

A nível nacional, os perfis mais difíceis de recrutar são comerciais (37%), tecnologia de informação (27%) e engenheiros (21%), escreve o ECO, beseando-se no relatório da consultora. De acordo com a publicação, o estudo não está muito longe da realidade, sendo que este ano os perfis de trabalho mais procurados foram comerciais (31%), tecnologia de informação (30%), engenheiros (26%), administrativos (16%) e marketing e comunicação (15%).

O conhecimento técnico é essencial para recrutar um colaborador, mas as ‘soft skills’ são essenciais na hora de contratar, revelou Carlos Maia, diretor regional da Hays, à margem da segunda edição do Career Summit, que decorreu dia 24 de outubro de 2019 no Porto.

“Estão a ganhar finalmente a relevância que merecem. Estiveram durante muito tempo secundarizadas, mas hoje em dia a velocidade de inovação, mudança e automação é tão grande que as pessoas têm de aprender a trabalhar em ambientes mais dinâmicos, multiculturais e multinacionais. As ‘soft skills’ são, de certa forma, aquilo que permite fazer uma mudança mais rápida e mais operante”, disse o responsável, citado pela publicação.

De referir ainda que o domínio de várias línguas é outra característica valorizada pelos empregadores. Português (96%), inglês (93%), castelhano (51%), francês (33%), alemão (15%) e italiano (8%) são os idiomas mais valorizados no mercado de trabalho atual.

Fonte. https://www.idealista.pt/news/financas/mercado-laboral/2019/10/28/41320-estas-a-procura-de-trabalho-estas-sao-as-competencias-que-as-empresas-mais

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/