Se está interessado na compra de um imóvel, deve ter a preocupação de obter toda a informação financeira. Perceba se se está livre de qualquer tipo de dívida. Antes de realizar o contrato-promessa de compra e venda de um imóvel recorra ao apoio de um consultor imobiliário. Que por sua vez vai contactar o administrador do condomínio. Confirme sempre se se existem ou se há previsão de encargos de que ainda não tenha conhecimento.

O que fazer em caso de omissão de encargos?

Se o novo proprietário do imóvel considerar que lhe foram omitidas despesas em má fé, deverá recorrer ao tribunal, imputando a obrigação do respetivo pagamento ao antigo proprietário. A certidão de registo predial do imóvel também ajuda a esclarece se existem dívidas do proprietário anterior. Estes são apontamentos que devem fazer parte da sua checklist antes da compra de um imóvel.

Sendo um novo inquilino, terei de pagar?

Se na escritura estiver explícito que não existem encargos associados à fração que vai adquirir, não lhe poderão ser imputados tais pagamentos. Caso não se encontre explícito e não tenha averiguado tal facto até à data da assinatura da sua escritura, poderá considerar-se que a obrigação de tais pagamentos deve ser transmitida ao novo proprietário. O fundamento é que será o novo dono a tirar proveito da casa. Se existirem dívidas, considere deduzir o montante no valor da compra do imóvel. Saber se o condomínio do seu imóvel de sonho está livre de dívidas é fundamental antes de avançar.

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/guia-para-comprar-casa/compre-casa-sem-partilhar-dividas-id156.html

Visite os nossos imoveis em: 
https://www.tuacasa.pt/