O Natal está em contagem decrescente. Um período marcado (também) por muitos gastos. Sabes quanto vais ou planeias gastar durante esta quadra em prendas, por exemplo? Os números – médios – apontados por vários estudos são esclarecedores: 387 euros segundo a Deloitte, 388 euros segundo o Observador Cetelem e 385 euros segundo o Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM).

Trata-se, a ver pelos dados do IPAM, de um valor superior ao verificado no ano passado (372 euros). “Para o Natal de 2019 mantem-se a tendência verificada no ano anterior, havendo, contudo, alterações no valor médio a gastar. Há, ainda, alterações no local de compra e na data para realização das mesmas”, disse Mafalda Ferreira, docente e coordenadora do estudo do IPAM, citada pela Marketeer.

Face a 2018, 17% dos inquiridos prevê gastar menos este ano e 24% afirma que pretende gastar mais, sendo que 59% das pessoas prevê gastar o mesmo. De acordo com o mesmo estudo, 28,59% dos portugueses tenciona gastar o subsídio de Natal – sendo que o objectivo é gastar entre 51 e 75% do montante total.

Já as conclusões do estudo Observador Cetelem Natal 2019 indicam que, este ano, 24% dos portugueses tem a intenção de gastar pelo menos 50% do subsídio, um valor 3% inferior ao verificado no ano passado. Já 32% dos inquiridos indica que não o vai gastar de todo.
O estudo do IPAM, por seu turno, mostra que as crianças até aos 12 anos recebem essencialmente brinquedos, seguindo-se roupas/sapatos e livros.

Já os presentes mais comprados para os adolescentes são, por esta ordem, roupa/sapatos, jogos electrónicos e livros. Os adultos recebem roupa/sapatos, livros e acessórios, por esta ordem, escreve a publicação.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2019/12/19/41883-quanto-gastam-afinal-os-portugueses-em-prendas-e-o-que-fazer-aos-restos-do-natal

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/