O Imovirtual é o maior portal imobiliário de Portugal com mais de 5 milhões de visitas mensais e mais de 300.000 imóveis anunciados. Um barómetro para o sector que em tempos de pandemia permitiu já uma conclusão – as semanas de confinamento dentro de quatro paredes leva os portugueses a sonhar com a compra de uma moradia.

Um estudo baseado em dados disponíveis no portal no qual se analisa o comportamento dos utilizadores na primeira quinzena de março (pré-Estado de Emergência) e a segunda quinzena (durante o Estado de Emergência) permitiu concluir que se registou um aumento de procura de moradias para venda face à procura de apartamentos no mesmo segmento.

“Há alguns meses que não se observava tal comportamento. Possivelmente o isolamento social, ou até mesmo o teletrabalho, pode estar a levar as pessoas a necessitarem de um lar com mais espaço e privacidade. Na segunda quinzena de Março a percentagem de páginas visualizadas relativas à oferta de moradia para venda, aumentou 14% face à primeira quinzena de Março”, refere-se no estudo.

Esta mudança na tendência de procura é acompanhada pelas grandes cidades portuguesas: Braga (19%), Faro (13%) e Porto (11%) são as regiões que mais se destacam em termos da procura por moradias para compra nos períodos referidos.
Quanto aos apartamentos para venda a procura já vai no sentido contrário. A percentagem de visualizações de páginas relativamente a apartamentos para venda diminuiu 23,6%. Ao analisar por região, Faro (-30%), Lisboa (-24%) e Porto (-23%) estão no TOP3 dos que mais se estão a ressentir.

Relativamente ao dispositivo utilizado para os utilizadores realizarem as suas pesquisas verifica-se neste período um crescimento substancial do desktop (7%) e do tablet (11%). Apesar de o telemóvel ainda continuar a ser o dispositivo mais utilizado, apresentou um decréscimo de utilização de 4%. Com tempo a passar mais devagar, os portugueses levam também mais tempo a ver casas: em média visualizam 5,8 páginas por visita, um crescimento de 12,4%. Em relação aos dados demográficos, nota-se um crescimento de homens à procura de casa na segunda quinzena do mês, com um incremento de 8,5% representando agora 41% de todas as visitas.

“Em relação aos horários de acesso, há um crescimento da atividade no Portal durante a madrugada (0h às 5h), registando um aumento de 27% e a tarde (das 15h às 19h) com um aumento de 4,5%. Por outro lado, verifica-se uma quebra no horário da manhã até o almoço, bem como no durante e após o jantar. Ainda assim, o momento com mais tráfego continua às 21h00”, refere-se no comunicado.

Diz também o Imovirtual que os utilizadores estão a guardar mais imóveis através da funcionalidade de Favoritos. “Nesta última semana temos um crescimento de 22% de imóveis guardados como Favoritos o que faz sentido num momento de isolamento onde depois esperam poder retomar as visitas e contatos com os anunciantes em relação aos imóveis”, acrescenta-se ainda.

Fonte: https://visao.sapo.pt/imobiliario/2020-04-08-moradias-em-alta-na-busca-de-casa-pelos-portugueses/

Visite os nossos imóveis em: 
https://www.tuacasa.pt/