Com o fim do Estado de Emergência, quem pondera vender a sua casa fica reticente e sem saber bem o que esperar do mercado.
Neste artigo, reunimos e procuramos responder às maiores dúvidas que estas pessoas possam ter neste momento. E não se esqueça consulte sempre o aeu agente imobiliário. 

É uma boa altura para eu vender a minha casa?

Devido ao bom desempenho da nossa economia e à nossa resposta ao surto de Covid-19, os investidores internacionais continuam interessados no mercado imobiliário português. Acreditamos que vai exisitr uma rápida recuperação do mercado, não é esperado um ajuste de preços significativos, uma vez que ainda se verifica um desequilíbrio entre oferta e procura. 

Qual o papel dos bancos?

Se está a pensar vender a sua casa, mas tem receio de não ter compradores devido a um possível aumento dos juros dos créditos à habitação há boas notícias. Segundo os dados divulgados dia 10 de abril, os juros do crédito à habitação continuam abaixo do 1%.
Contudo houve uma ligeira subida, sendo que em fevereiro a taxa de juro estava a 0,0997% e em março, subiu para 0,998%. Mas pode contar com alguma estabilidade neste assunto. 

Já tinha um potencial comprador para a minha casa, mas falta fazer a avaliação do imóvel. Há forma de avaliar imóveis nesta altura?

Sim. A CMVM emitiu recomendações para que seja permitido dar continuidade aos negócios imobiliários. Pretende-se utilizar as tecnologias para garantir a continuidade dos processos de avaliação de imóveis.
Agora passa a ser possível avaliar um imóvel com as plantas dos imóveis e com videoconferências, sem que os avaliadores tenham de estar presentes.

Tenho potenciais compradores que querem visitar o meu imóvel. Posso permitir que visitem a casa?

Se está a vender a sua casa peça os conselhos de profissionais do ramo imobiliário é importante saber que pode permitir a visita ao seu imóvel se tomar todos os cuidados necessários (como por exemplo: utilizar uma máscara de protecção, higienizar as mãos com uma solução à base de álcool caso não consiga lavar as mãos no imediato, manter pelo menos dois metros de distância). Contudo, pondere fazer uma visita virtual. Estas visitas remotas contam com as novas tecnologias, como por exemplo, videochamada.
Muitas imobiliárias estão a promover visitas virtuais com ajuda da realidade virtual e vídeos em 3D. Veja com o seu agente imobiliário as melhores opções que tem apra si. 
Com o objetivo de acompanhar a tendência da digitalização, já é possível utilizarar as visitas virtuais, vídeos 3D e a planta do seu imóvel para que o comprador possa ter uma melhor ideia. 

Já tenho um comprador para o meu imóvel. Quando é que posso fazer a escritura?

Existem conservatórias ou cartórios notariais abertos, sendo que pode fazer a escritura quando desejar. Contudo, o Ministério da Justiça anunciou que está a preparar, em conjunto com notários e imobiliárias, procedimentos que facilitem a realização de compra e venda de imóveis à distância.
A ideia é as pessoas evitarem as deslocações para este tipo de serviços e tentar ajudar o mercado imobiliário.

Texto: TuaCasa

Visite os nossos imóveis em:

https://www.tuacasa.pt/