O valor médio das rendas de habitação em Portugal registou uma variação mensal de -0,2% em maio de 2020, valor inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p) ao registado em abril. Segundo o Índice de Preços no Consumidor (IPC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísica (INE), a única região com a variação mensal positiva foi os Açores, com uma taxa de 0,3%, tendo as restantes regiões registado valores negativos.
A Madeira, com uma taxa de -0,8, foi a região com o valor mais baixo.

Já as rendas das casas por metro quadrado (m2) subiram 2,7% em maio, face ao período homólogo, taxa inferior em 0,4 pontos percentuais à de abril, destacando-se, mais uma vez, a subida em Lisboa.
“Todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo Lisboa registado o aumento mais intenso (3,2%)”, refere ainda o INE.

O INE volta a sublinhar que a pandemia da Covid-19 e as consequentes restrições ao comércio e serviços obrigaram a novas abordagens no cálculo do IPC e que, em maio de 2020, continuou a ser necessário apurar o IPC sem recurso ao trabalho de campo de inquiridores.

“Trata-se de uma situação inédita, determinada pelas circunstâncias forçosamente imprevistas, tendo sido necessário, num muito curto espaço de tempo, modificar a forma como a informação de preços é recolhida de modo a garantir o apuramento do IPC.
Refira-se que o IPC integra um número significativo de preços obtidos por via administrativa, que não são afetados por estas restrições, com particular destaque para as rendas de habitação provenientes dos recibos eletrónicos de rendas”, sublinha. 

Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2020/06/15/43640-rendas-das-casas-valor-medio-desce-em-maio-face-ao-mes-de-abril

Visite os nossos imoveis em: 
https://www.tuacasa.pt/