Apesar do empenho, por vezes, existem erros que são detectados nos mais diferentes profissionais do ramo imobiliário.
Para aumentar a resposta dos seus leads, comece por fazer uma autoavaliação do seu desempenho.
Se a taxa de resposta após um primeiro contacto, é baixa ou está estagnada, o consultor imobiliário deve estar atento à sua atividade, de forma a mantê-la saudável e equilibrada, com o objetivo de a fazer crescer.

3 erros comuns que comprometem as suas leads

1.º Erro: Não manter o contacto, não construir um relacionamento

Não deixe uma única lead sem retorno. As pessoas estão mais dispostas e suscetíveis a conversação quando o seu contacto é retornado o mais breve possível. Capte a atenção para que não perca o interesse no contacto. Dê atenção ao seu cliente, mostrando que irá apresentá-lo ao melhor negócio. A venda torna-se mais difícil se criar um distanciamento com o potencial comprador.
Após um primeiro contacto, privilegie uma comunicação humanizada. Após a visita, procure saber se o imóvel correspondeu às expectativas criadas e como pode continuar a ajudar a encontrar o imóvel ideal, caso o apresentado não satisfaça as suas necessidades.
Mais do que ser um vendedor com o objetivo de concretizar um negócio, mostre-se dedicado, interessado e empenhado em contribuir para que a sua lead veja em si a melhor e única pessoa à altura de lhe encontrar o melhor imóvel que deseja.

2.º Erro: Não investigar

Não entender a necessidade do potencial comprador e não se conectar com o mesmo, leva a que o seu poder de argumentação seja mais fraco. O cliente da atualidade procura respostas diretas, rápidas e transparentes. Para além de ser fundamental conhecer o imóvel que apresenta, para se sentir à vontade ao falar do mesmo, é necessário investigar sobre o que corresponde às necessidades do potencial comprador, para se focar em soluções que estejam à altura do que este procura.
Faça perguntas de qualificação do perfil da sua lead: necessidade, orçamento, momento e adequação. Entenda as suas verdadeiras necessidades e direcione-o para os empreendimentos corretos.
Conheça o seu público-alvo: classe social, renda, região e outras informações, pois quanto mais souber, mais fácil e natural será gerar conteúdo de valor. Apresente as características do imóvel, importe-se em dar-lhe valor, em torná-lo interessante e atrativo, ajude nas negociações e agilize a burocracia.
Retorne os contactos da lead assim que possível, não a deixando sem resposta.

Deixar as suas leads à espera de um contacto prejudica a sua taxa de resposta.

3.º Erro: Vender com pressa

Se não apresentar o imóvel devidamente e apressar a venda, corre o risco de afastar o potencial cliente. É fundamental que se mostre disponível, mas sem pressionar o potencial cliente. Se tiver disponível um imóvel de demonstração, um stand ou se tiver uma planta virtual 3D que mostre o imóvel já decorado, reserve um tempo para mostrá-lo ao comprador. Não estará a perder tempo, antes pelo contrário.
Quanto mais próximo conseguir levar o cliente a imaginar-se a viver no imóvel em questão, mais rápido ele vai querer fechar o negócio, para isso visite e revisite o imóvel. Disponibilize-se ainda a prestar apoio na comunicação com as entidades necessárias para efetivar a compra.
Aborde assuntos relacionados com a venda e não se prenda somente à venda em si. Fale de decoração, da arquitetura, de ideias sobre áreas de lazer, jardim, dê dicas de investimento, sem falar do que desconhece, mas acrescentando algo de valor à vossa visita e à relação que estão a construir. Crie e acrescente conteúdo de valor, relevante, atualizado e original.
O objetivo será o de oferecer a melhor experiência de compra possível.

Desta forma irá aumentar as suas taxas de resposta e, consequentemente, as suas vendas.

O processo não termina aqui

Se a visita a um imóvel não resultou numa venda, não desqualifique a sua lead de imediato. Defina um plano de acordo com as necessidades e novas informações que conseguiu apurar junto do cliente, de forma a apresentar novas propostas.
Após fechar um negócio onde os dois saem satisfeitos, os seus clientes podem ainda referenciá-lo a novos contactos.
A carreira de consultor é desafiante e competitiva, mas o seu empenho ditará os seus resultados, isto é, a realização de negócios e, consequentemente, a satisfação profissional. Invista em formação, ouça os seus clientes, cuide da sua imagem, aposte na sua presença online e no marketing pessoal.

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/guia-para-vender-casa/3-erros-comuns-que-comprometem-as-suas-leads

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