Seguros a contratar na hora de comprar casa

Ao comprar uma casa recorrendo à modalidade do Crédito Habitação terá de contratar, obrigatoriamente, dois seguros: o Seguro de Vida e o Seguro Multirriscos-Habitação. A exigência é das entidades bancárias que procuram garantias do risco associado ao crédito, já que os valores deste tipo de transações são sempre elevados. Os dois seguros apresentam finalidades distintas e podem ser contratados nas seguradoras parceiras dos bancos ou através de qualquer outra companhia de seguros. Se optar pela seguradora do banco onde vai contratar o crédito, atente às condições contratuais, que por norma, lhe trarão mais vantagens, como por exemplo, bonificações do spread. E claro, na hora de escolher qual o Crédito Habitação mais rentável para si, é importante que possa contar com várias simulações, com e sem seguros associados, para assim fazer todas as contas necessárias e pesar todas as variáveis. Por ora, fique a par da utilidade e finalidade dos seguros que está obrigado a aceder:

Seguro de Vida

A lei não obriga os proprietários dos imóveis a contratarem este tipo de seguros, mas os bancos sim, pelos motivos já mencionados. E se avançar mesmo com um empréstimo para comprar a casa dos seus sonhos, não há como fugir ao Seguro de Vida. Em causa está a proteção do titular do crédito e da instituição financeira, salvaguardando ambas as partes na liquidação do montante em dívida, em caso de morte ou invalidez do titular. Assim, em caso de algum acontecimento inesperado ocorrer ao titular do Crédito Habitação, o Seguro de Vida irá garantir que a casa ficará paga, total ou parcialmente, e na posse de familiares. Normalmente, este tipo de seguros cobre casos de morte, invalidez total e permanente e invalidez absoluta e definitiva.
Cada uma destas coberturas funciona de forma diferente para os bancos:
  • Morte: por morte do titular do Crédito Habitação, o banco irá receber o montante em dívida, saldando a mesma;
  • Invalidez Total e Permanente: é a cobertura mais abragente podendo ser accionada com 66,6% de incapacidade. A casa fica automaticamente paga se, por exemplo, sofrer um AVC, um acidente que lhe imobilize um braço ou que o obrigue ao uso de uma cadeira de rodas
  • Invalidez Total e Definitiva: a casa só fica paga se ficar em estado vegetativo e dependente de terceiros para viver.
Na hora de avaliar qual o seguro mais indicado para a si, informe-se de todos os detalhes junto da companhia de seguros para perceber qual é o mais rentável para a sua situação.

Seguro Multirriscos-Habitação

A lei obriga à contratação do seguro de incêndio, obrigatório para os edifícios em regime de propriedade horizontal, na modalidade de “Seguro de Incêndio e Elementos da Natureza”. Porém, na hora de solicitar o seu Crédito Habitação, é comum que os bancos façam uma propostas de contratação de do Seguro Multirriscos-Habitação, um produto mais abragente a nível de coberturas, onde além do risco de incêndio, também estão incluídos outros riscos como inundações, roubo, aluimento de terras, tempestades, entre outros.

Assim, é sensato considerar quais as coberturas mais indicadas para as suas preocupação. Lembre-se que em causa está a proteção da sua casa mas também de todo o investimento que fez nela. Segundo a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), o Seguro Multirriscos-Habitação poderá cobrir:
  • A reparação de danos causados no edifício, na própria fração ou noutras frações, por ocorrência de riscos distintos do incêndio como, por exemplo, inundações, tempestades e riscos elétricos;
  • A reparação de danos causados nos bens móveis da habitação; Indemnização por furto ou roubo;
  • A responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar (caso seja necessário indemnizar terceiros por danos causados).
  • Indemnizações por morte do segurado ou cônjuge, em consequência de incêndio, queda de raio, explosão ou roubo, quando ocorrida na habitação.

Note que, é comum este seguro ter um conjunto de coberturas pré-determinadas, sendo possível adicionar outras coberturas complementares. Por isso, o prémio é calculado em função das coberturas contratadas.

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/financas/seguros-compra-casa

Visite os nossos imóveis em: 
https://www.tuacasa.pt/