Num tempo em que as mulheres eram muitas vezes confinadas aos cuidados domésticos, Mária Telkes destacou-se ao criar o sistema pioneiro de aquecimento solar. Conhecida como a "Rainha do Sol", a Casa do Sol de Dover foi o resultado de sua notável inventividade, marcando a celebração do Dia Internacional da Mulher.

Mária Telkes, doutorada em físico-química pela Universidade de Budapeste, iniciou sua carreira desenvolvendo um dispositivo fotoelétrico para registrar ondas cerebrais, sendo reconhecida como uma das 11 mulheres mais importantes dos EUA pelo The New York Times em 1934.

Após esse feito, Telkes ingressou no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, para participar do projeto de Conversão de Energia Solar. Seu objetivo era criar um sistema de aquecimento residencial movido a energia solar, mas a Segunda Guerra Mundial interrompeu seus planos.

Apesar das adversidades, Telkes continuou a contribuir para a ciência. Desenvolveu um kit de dessalinização portátil e insuflável, movido a energia solar, incluído nos kits médicos de emergência do exército americano. O dispositivo transformava água do mar em água potável, sendo posteriormente utilizado nas Ilhas Virgens.

Ao regressar ao MIT, Mária Telkes persistiu no desenvolvimento do sistema de aquecimento solar, resultando na Dover Sun House. Esta casa, alimentada exclusivamente por energia solar, foi uma colaboração entre três mulheres notáveis: Telkes, a escultora Amelia Peabody, e a arquiteta Eleanor Raymond.

A casa aparentava ser normal, mas escondia atrás de suas 18 janelas painéis de vidro e metal para captar o calor solar. Nas paredes, recipientes isolados armazenavam 21 toneladas de sal de Glauber, que retinha o calor para uso posterior.

A eficiência do sistema foi comprovada quando uma família, os Nemethy, se mudou para a casa. O sistema funcionou perfeitamente até ao terceiro inverno, e Mária Telkes alertou sobre os desafios numa palestra em 1950.

Ao longo da vida, Telkes continuou a contribuir para a pesquisa em energia solar, inventando dispositivos como o forno solar e um aquecedor solar de ar. Em 1980, colaborou no desenvolvimento da primeira residência elétrica solar do mundo com o Departamento de Energia dos EUA.

Com mais de 20 patentes, a maioria relacionada com energia solar, Mária Telkes, a "Rainha do Sol", deixou um legado notável na história da ciência.

Este Dia da Mulher, homenageamos Mária Telkes e todas as mulheres cujas conquistas continuam a inspirar gerações.