Uma hipoteca é a garantia que o proprietário do imóvel apresenta como um compromisso da sua obrigação de reembolsar o empréstimo. Desta forma, quando nos dirigimos a uma entidade bancária, o que pedimos não é uma hipoteca, mas sim um empréstimo. E, quando recebemos o dinheiro, o que pagamos todos os meses são as prestações de reembolso do empréstimo, e não da hipoteca.

A hipoteca é a garantia que o banco recebe da nossa parte e que é constituída com a escritura pública, tal como explicam desde o idealista/créditohabitação. Quando hipotecamos os nossos bens continuamos a ser os seus proprietários, razão pela qual podemos vendê-los, arrendá-los ou hipotecá-los novamente, embora na maioria dos casos a entidade nos imponha o dever de consultá-la antes de realizarmos estes atos. O crédito hipotecário para pessoas singulares é comummente designado como crédito habitação.

O que é uma garantia hipotecária num crédito habitação?

A garantia hipotecária é a caução apresentada pelo proprietário do imóvel como compromisso com a sua obrigação de reembolsar o empréstimo. Assim sendo, o que pedimos quando vamos a uma entidade não é uma hipoteca, mas sim um empréstimo. E uma vez que o dinheiro é recebido, todos os meses pagamos as parcelas de reembolso do empréstimo, e não a hipoteca. A hipoteca é a garantia que o banco recebe da nossa parte, enquanto proprietários, constituída com a escritura pública, esclarecem, por outro lado, os especialistas do idealista/créditohabitação.

Quando hipotecamos os nossos ativos, ainda os possuímos, pelo que os podemos vender, arrendar ou hipotecar novamente.
No entanto, na maioria dos casos a entidade impõe a obrigação de ser consultada antes de realizar qualquer uma dessas ações.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2020/07/14/43966-o-que-e-uma-hipoteca-e-uma-garantia-hipotecaria-num-credito-habitacao

Visite os nossos imoveis em: 
https://www.tuacasa.pt/