Uma das grandes questões que surge a quem quer comprar casa é que tipo de crédito à habitação deve escolher. É melhor ter um empréstimo com taxa variável ou um empréstimo com taxa fixa?
A resposta dependerá das condições da parte da instituição financeira e da situação do mercado.
Uma vez que é, provavelmente, o contrato mais importante que uma pessoa assina na sua vida, esta é uma decisão que deve ser tomada de forma ponderada. 

Taxa variável: atualmente, a Euribor, que é o indicador de referência para a maioria dos créditos habitação e do qual dependem os empréstimos de taxa variável, encontra-se em mínimos históricos.
No entanto, a previsão é que aumente gradualmente, até que se estabilize em valores positivos.
Embora não se preveja um aumento significativo destes índices a curto prazo, não devemos esquecer que, na última década, foram alcançados valores superiores a 5%.

Taxa fixa: a contratação deste tipo de empréstimos dá ao cliente a segurança de que pagará sempre a mesma prestação do primeiro ao último mês, o que lhe permitirá organizar as suas finanças, sem depender da evolução da Euribor no mercado.
O contraponto para esta vantagem é que qualquer produto que proteja o cliente dos riscos, tem juros mais elevados do que os associados ao tipo variável.

Então, qual devo escolher? "A resposta depende da situação de cada cliente.
Os especialistas insistem que o empréstimo mais adequado depende de variáveis como o valor do rendimento que pretendes alocar à prestação do crédito habitação, o prazo no qual queres pagar o empréstimo, a possibilidade de melhorar o seu rendimento a médio prazo ou a percentagem da compra que desejas financiar". 

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2020/08/11/44249-taxa-fixa-ou-taxa-varavel-qual-a-melhor-opcao-na-hora-de-comprar-casa

Visite os nossos imoveis em:
https://www.tuacasa.pt/