Esquentador ou cilindro, ou termoacumulador? A decisão não é difícil quando se trata de escolher a forma de aquecer a água numa casa, mas os dados estão lançados e é só fazer as contas e avaliar o que será mais adequado à sua família.

As principais diferenças

A principal diferença entre o esquentador e o cilindro – também denominado termoacumulador, é a forma de energia que aquece a água, o cilindro funciona com eletricidade e o esquentador funciona com gás, seja de botija seja gás natural. Sabendo isto, parte da decisão pode já estar tomada. Outra grande diferença entre os dois é a forma como a água é aquecida. O esquentador funciona através de um queimador e um permutador de calor envolto numa conduta em espiral por onde passa a água, aquecendo-a. Isso permite só aquecer a água que venha a ser utilizada. O cilindro acumula a água que vai sendo aquecida (por isso também se chama termoacumulador) e que pode ser utilizada até ao limite da disponibilidade no cilindro, há-os de 80, 100, 120 ou 150 litros.

Vantagens e desvantagens do esquentador

Entre as vantagens de esquentador está o gasto somente da energia necessária, bem como o pouco espaço que ocupa (embora precise de ser instalado num local ventilado, nunca na casa de banho, mas preferencialmente perto para não perder calor nos canos).
Entre as desvantagens está a menor pressão de água, que pode gerar algum desconforto, o facto de ainda não haver gás natural em todo o país.

Vantagens e desvantagens do cilindro

Por seu turno, o cilindro funciona por meio de eletricidade e possui um reservatório de água já aquecida, com temperatura mais uniforme melhorando a regulação da água quente. Outras vantagens do cilindro é a variante elétrica económica para quem utiliza tarifas bi-horárias.
Entre as desvantagens é o espaço que ocupa, embora possa ficar na casa de banho, e de se poder danificar por causa da corrosão provocada pela água. Tendo estes dados, é preciso fazer as contas ao número de banhos tomados pela família em casa, calcular a média de água utilizada por banho (mais ou menos 40 litros por pessoa/banho mas há um simulador online que pode ajudar) bem como os custos do preço do kilowatt e do gás, sendo que neste caso é diferente o preço da botija e do gás natural.
Portanto, há que perceber se é mais cara a água ou a eletricidade, se os banhos são demorados ou rápidos e se há várias pessoas em casa que possam desregular a temperatura da água do banho para melhor tomar a decisão entre cilindro ou esquentador.

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/imobiliario/diferencas-cilindro-esquentador

Visite os nossos imoveis em:
https://www.tuacasa.pt/