O momento que antecede a contratação de um crédito à habitação é a escolha da casa. E para que não sejas surpreendido com a avaliação bancária do imóvel, é importante teres em consideração diversos fatores quando tomares essa decisão. Será fundamental, por exemplo, obter informações sobre o desenvolvimento de projetos urbanísticos na zona, tráfego e acessibilidade por vários meios de transporte. Mas há outros. A pensar nisso, preparámos uma lista de pormenores aos quais deves prestar atenção.

É igualmente relevante olhar para os serviços disponíveis na envolvente, nomeadamente comércio (farmácia, restauração, mercearia), espaços públicos (jardins, ciclovias), mas também ao nível da educação e saúde, tal como explicam desde o idealista/créditoàhabitação. A vizinhança é outro dos elementos essenciais na tomada de decisão, pelo que deves conhecer a vida envolvente, não só pelos hábitos locais, mas também por razões de segurança.

"Após validares que os fatores exteriores te agradam, será hora de olhares para o imóvel. No exterior, é importante aferires o estado de conservação do prédio (verificar fissuras, rachas, etc.), bem como a sua exposição solar (exposição solar o dia todo, só da parte da manhã, etc.)", recomendam os especialistas. Quando estiveres dentro do imóvel, tem atenção aos isolamentos. Deverás reparar em focos de humidade, calafetagem das janelas, se tem vidros duplos, etc. Não deves descurar a qualidade dos materiais utilizados, uma vez que os acabamentos fazem grande diferença em questões de manutenção, bem como o espaço de arrumação.

Finalmente, informa-te sobre as questões do condomínio, nomeadamente qual a contribuição afeta àquela fração, bem como se está prevista alguma obra de conservação que necessite de uma quotização extra.

"Dada a dificuldade de encontrar o imóvel perfeito, deves ponderar os fatores no seu todo e decidir de acordo com o verdadeiro valor da habitação", aconselham.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2020/11/18/45304-quais-os-fatores-a-ter-em-conta-na-hora-de-escolher-uma-casa-para-comprar

Visite os nossos imoveis em:
https://www.tuacasa.pt/