Entre a população em geral é cada vez maior a consciência ambiental e a preocupação com que olha e trata o meio ambiente e a sustentabilidade.

Ter um ambiente saudável e sustentável, não só protege o planeta, como promove a saúde e previne a doença e ajuda a reduzir custos.
Por isso se torna tão importante ter um escritório sustentável, pois este é, a par da habitação, o local onde muitas pessoas passam a maior parte do tempo.

Um escritório sustentável envolve uma mudança de mentalidade de perspetiva empresarial, assumindo-se como fundamental implementar coisas como a poupança e eficiência energética e a saúde dos trabalhadores.
Ter um escritório sustentável requer, desde logo, a adesão de quem lá trabalha e passa por um conjunto de medidas fáceis de implementar.

Reutilizar, Reciclar e Reduzir

Então, comecemos pelo mais básico. Quem ainda não ouviu falar dos 3R? Reutilizar, Reciclar e Reduzir são as palavras de ordem num local que se quer sustentável.
Reciclar materiais é fácil e pode sempre optar, por exemplo por papel reciclado ou por garrafas de água reutilizáveis para prescindir dos copos de plástico.
Por outro lado, deve reutilizar, por exemplo, as folhas impressas para rascunhos ou, caso seja mesmo necessário imprimir, deve optar por utilizar os dois lados da folha.
E para promovermos um desenvolvimento sustentável, por fim, separar o lixo é daqueles gestos que já (quase) toda a gente faz instintivamente, mas para mais facilmente motivar todos os que utilizam o escritório coloque contentores de reciclagem em vários locais estratégicos.

Apostar na luz natural

Depois, fazer o melhor aproveitamento da iluminação possível, apostando decisivamente na luz natural. Abrir as persianas, estores ou cortinas para permitir que a luz natural inunde o espaço de trabalho.
De igual modo, abrir as janelas sempre que possível ajuda a renovar o ar de forma natural, levando a poupanças nos gastos de eletricidade e no uso do ar condicionado.
No caso de ter que usar luz artificial, a escolha deve recair sobre as lâmpadas LED, que apesar de mais caras, têm uma maior durabilidade e uma maior eficiência energética.

Natureza pelas plantas

Outra dica para tornar o escritório sustentável passa pela utilização de plantas. Estas não só são um elemento essencial na decoração do local de trabalho, como são igualmente um excelente regulador do ambiente emprestando-lhe um ambiente e aspeto fresco, natural, alegre e mais bonito. Contribuindo, igualmente, para uma melhor qualidade do ar, um ambiente com plantas favorece a motivação, concentração e produtividade dos trabalhadores.

Decoração com materiais naturais

Para promover um desenvolvimento sustentável, o escritório do futuro passa por ter uma decoração sustentável, através da qual se dê prioridade a materiais naturais e duradouros, como a madeira, ou outros comprometidos com o cuidado e o bom tratamento do ambiente e com design ergonómico.

Tinteiros recicláveis

Num escritório é grande o gasto de papel, que como dissemos deve ser reciclado sempre que possível, mas também o de tinteiros das impressoras.
Assim, para ser mais sustentável e evitar criar mais lixo, opte por tinteiros recicláveis. Para além do benefício para o ambiente, ajuda na redução de custos.

Opte por meios de transporte mais sustentáveis

E tal como dissemos no início, que tornar o escritório sustentável implica uma mudança de mentalidade, aposte forte e aproveite para transformar o seu estilo de vida começando por escolher um meio de transporte mais sustentável.
Assim, em vez de optar pelo carro próprio, na deslocação para o escritório opte pela bicicleta, pela trotineta, por ir a pé se possível, ou pelos transportes públicos ou grupos de boleias.
Tornar o escritório sustentável é fácil e, para além de melhorar o ambiente, promove a produtividade e o bem-estar de quem nele trabalha.

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/imobiliario/sustentabilidade-torne-o-seu-escritorio-mais-sustentavel

Visite os nossos imoveis em: 
https://www.tuacasa.pt/