Imagine que entra numa casa e sente no ar o perfume do café acabado de fazer ou do bolo a sair do forno. A sensação de conforto será quase automática. Não sendo vital como o é para outros mamíferos, o olfato humano é o único sentido processado diretamente pelo córtex cerebral e associado ao sistema límbico, responsável pela memória e emoções, por isso não será estranho que um bolo acabado de cozinhar desperte o aconchego de uma visita a casa da avó. Cheirar é emocionar-se, dizem os cientistas, e um perfume pode provocar fome, provocar atração ou repulsa.

Aromas que vêm de longe

Estudos recentes destacam a importância dos aromas em lojas, em casinos ou hotéis, por exemplo, e a influência dos perfumes na produtividade ou criatividade no trabalho. Mas são a prova científica de conhecimentos antigos. No antigo Egipto, na Pérsia, na Europa pré-cristã ou nas culturas pré-colombianas ou ainda a Oriente a importância dos perfumes, dos aromas, ficou registada, fosse em cerimónias religiosas ou em casas senhoriais à volta do mundo. Os perfumes tiveram significados e funções específicas, associados a crenças, energias e procura do conforto e bem-estar.

Que perfumes para a casa

Tal como hoje. Especialistas defendem que a entrada da casa deve ter um perfume aconchegante e sugerem alecrim, cravo e canela ou baunilha. A mesma emoção calma procura-se para os quartos, com o perfume de lavanda (bom para o sono), canela ou, por exemplo, uma solução com o amaciador de roupa preferido. Este pode ser também utilizado nas casas de banho ou outros aromas mais frescos, como o de limão, citronela ou difusores e velas com perfume de frutas ou eucalipto (que ajuda à respiração).
Para a cozinha são recomendados aromas cítricos misturados com cheiro a cravo, canela ou erva-doce, para quebrar o cheiro a fritos, por exemplo. O essencial é o perfume ser ao gosto dos moradores e indutor das sensações e energias que se ache necessário, e embora existam teses para o uso de cada um dos perfumes da casa cada um pode escolher o perfume ou os perfumes que mais se adequam.

Métodos para perfumar uma casa

Para perfumar uma casa têm surgido diferentes meios de difusão. As velas são dos mais antigos e a evolução da produção permite ter hoje uma enorme oferta de qualidade. Os sprays têm efeito imediato e pouco duradouro, mas os concorrentes difusores elétricos multiplicam-se, com alguma diversificação da oferta dos perfumes para a casa. Também em crescimento está a gama de óleos essenciais, que podem ser colocados em varetas de bambu, mantendo o aroma por mais tempo, ou em saquinhos para áreas mais fechadas, como armários.
No mercado têm surgido também lâmpadas catalisadoras, aspersoras de cheiros, bactérias e ácaros, e que perfumam o ambiente. Os preços variam, mas há truques comuns sem grandes custos.

Desde plantas vivas ou flores e ervas secas ou, simplesmente, cozinhar um bolo no forno e deixar, no final, a porta do forno aberta. Será regressar, na memória, a casa da avó.

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/lifestyle/saiba-quais-os-melhores-perfumes-e-cheiros-para-sua

Visite os nossos imoveis em:
https://www.tuacasa.pt/