A poucas semanas do arranque da campanha do IRS (relativa aos rendimentos de 2020), que se inicia a 1 de abril e termina a 30 de junho, o Governo já veio garantir que os reembolsos serão feitos dentro do prazo.
A data limite é 31 de agosto, mas habitualmente o Fisco procede à liquidação do imposto mais cedo, pouco depois dos contribuintes entregarem a declaração.

"Estamos a preparar a campanha do IRS com toda a tranquilidade e a nossa expectativa é de que dia 1 de abril se inicie a campanha com entrega da declaração e depois com os reembolsos normais, dentro do prazo normal", afirmou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, em conferência de impresa, citado pela Lusa.

Em 2019, os reembolsos começaram a ser processados em menos de 10 dias depois do arranque da campanha, mas em 2020, e por causa do contexto aprovocado pela pandemia, o Governo não se comprometeu com reembolsos rápidos.
No ano passado, o Fisco começou a processar os primeiros reembolsos 21 dias depois de ter arrancado o prazo da entrega da declaração, mas conseguiu estabilizar e acelarar o ritmo de pagamentos pouco tempo depois.

Recorde-se que ainda antes do arranque da campanha, e dentro de dias, a Autoridade Tributária (AT) vai disponibilizar os montantes das despesas consideradas para efeitos de dedução à coleta, para que seja possível confirmar os valores e reclamar, se for o caso.
Os contribuintes poderão fazê-lo entre 16 e 31 de março de 2021.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/fiscalidade/2021/03/15/46594-reembolsos-do-irs-pagamentos-dentro-dos-prazos-garante-governo

Visite os nossos imoveis em: 
https://www.tuacasa.pt/