O projeto RETINA, que estudará peixes «para treino de algoritmos de Inteligência Artificial», bem como iniciativas ligadas a plataformas da empresa de comunicações, já começaram a ser desenvolvidos no polo da Altice Labs, que será oficialmente inaugurado hoje, dia 12 de Maio, em Olhão.

Alexandre Fonseca, o presidente executivo da Altice Portugal, vai estar hoje na cidade cubista para a abertura oficial deste Centro de Investigação e Desenvolvimento e deu conta deste e de outros projetos da empresa no Algarve, numa entrevista em exclusivo ao Sul Informação. «São vários os projetos já em produção, alguns em parceria com a Universidade do Algarve, como por exemplo, o projeto RETINA, que tem como objetivo a criação de uma infraestrutura, um aquário instrumentado, e de um sistema que permita caracterizar peixes, originando bases de dados de imagens para que estas possam ser utilizadas para treino de algoritmos de Inteligência Artificial», enquadrou Alexandre Fonseca.

Estes algoritmos permitirão, mais tarde, «a identificação automática da espécie e a estimativa das características dos peixes. Este sistema pretende vir a facilitar a análise das características dos peixes em aquacultura, que atualmente é realizada com recurso a mergulhadores, tornando o procedimento demorado e dispendioso». «Outros projetos focam-se no desenvolvimento de componentes da linha de produtos da Altice Labs, nomeadamente na área das plataformas de eHealth, MEO TV e SmartHome». «Paralelamente, e porque a Altice Labs também promove um ecossistema com uma forte ligação à Academia, o polo de Olhão tem organizado, com a Universidade do Algarve, workshops sobre temas pertinentes do setor. Para este ano está previsto o 5G como tema em debate, depois de no final de 2020 terem sido realizados dois workshops com os alunos, sobre tecnologias de fibra ótica», acrescentou o presidente executivo da Altice Portugal. Depois de em 2017 a semente deste projeto ter sido lançada, em Outubro de 2018 foi assinado o protocolo entre a Altice Portugal e a Câmara Municipal de Olhão, para instalação desta infraestrutura na Zona Industrial de Bela Mandil, na freguesia de Pechão.

Hoje, este processo, que « decorreu com alguns contratempos, especialmente devido à pandemia Covid-19» – previa-se que inauguração pudesse acontecer em 2019 -, chega ao fim. «O município de Olhão acolheu, desde a primeira hora, este polo da Altice Labs, que tem vindo a desenvolver e colaborar em projetos de Inovação Aberta que possam acrescentar valor à região», explicou Alexandre Fonseca, que considera que a descentralização da Altice Labs, cuja unidade principal está sediada em Aveiro, «é uma aposta clara nas potencialidades do território».

Na mesma altura em que veio a Olhão para assinar o protocolo do futuro polo da Altice Labs, Alexandre Fonseca também assinou acordos, em nome da empresa a que preside, com a Universidade do Algarve e com o Algarve Tech Hub. Desde então, «a Altice Labs tem mantido uma estreita colaboração científico-tecnológica com Algarve Tech Hub, tendo suportado «a candidatura ao Digital Hub do Algarve». «É com orgulho que a Altice Portugal continua a caminhar e a trabalhar ao lado dos municípios portugueses, contribuindo para uma sociedade digitalmente mais equilibrada e socialmente mais justa, sem olhar à localização ou à dimensão dos territórios e das suas populações», afirmou Alexandre Fonseca. Estas ações «são mais uma prova de que a empresa continua a contribuir para um país mais coeso e a uma só velocidade, num investimento voluntário, autónomo e de capitais totalmente privados da responsabilidade total da Altice Portugal, sem qualquer comparticipação do Estado ou União Europeia», concluiu.

Fonte: https://www.sulinformacao.pt/2021/05/olhao-inaugura-polo-da-altice-labs-com-projetos-que-ficam-na-retina/

Visite os nossos imoveis em:
https://www.tuacasa.pt/