Paulo Caiado assumiu a presidência da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) em maio de 2021, depois de Luís Lima se ter demitido do cargo. Em entrevista ao idealista/news, realizada durante o Salão Imobiliário de Portugal (SIL), revela que está a ser feito um corte com o passado. “Até aqui, os destinos da APEMIP eram conduzidos num regime, num modelo, muito unipessoal, muito presidencialista”, afirma, salientando que se vivem tempos de “renovação” e “proximidade”.

“É um balanço [de atividade] positivo, surpreendente, de renovação e de espaço para conquistar uma nova dimensão de proximidade com a atividade imobiliária e com, de modo geral, os associados da APEMIP, que são cerca de dois mil”, conta Paulo Caiado.

Salientando que a atividade da mediação imobiliária está confrontada com “vários desafios”, nomeadamente “o da competitividade”, o responsável reforça a importância do papel do agente imobiliário, considerando que “é incontornável” que seja “cada vez mais conhecedor do mercado e mais profissional”. “(…) Só haverá espaço para aqueles agentes imobiliários que forem realmente bons, porque estão próximo, porque têm a capacidade de identificar o preço, de divulgar, porque se relacionam com um conjunto vasto de operadores imobiliários, porque têm uma série de recursos indispensáveis a que aquela transação se concretize com segurança. Acredito que só esses terão espaço”.

Quando questionado sobre se os preços das casas ainda têm margem para subir, responde que sim, mas lembra que “o mercado tem grandes diferenciações em termos geográficos”. “Globalmente, os preços são resultado do fluxo de procura e fluxo oferta, e o que o mercado tem demonstrado é que há uma perspetiva de valorização dos ativos de forma consistente, estável no tempo. Acredito que é isso que vamos assistir nos próximos anos”, conclui.

Artigo completo em: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/empresas/2021/10/22/49395-so-havera-espaco-para-os-agentes-imobiliarios-que-forem-realmente-bons

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/