Desde 2018 que deixou de ser possível comprar uma casa recorrendo à modalidade do Crédito Habitação a 100% de financiamento. Atualmente, os bancos solicitam uma entrada de 10% do valor da casa sendo que só emprestam capital até 90% do valor. Isto significa que muitos portugueses tiveram de começar a cumprir com os seus pés de meia com mais afinco.

Poupar não é uma tarefa fácil, sobretudo em famílias grandes com várias despesas, muitas bocas para alimentar e salários insuficientes. Mas como se costuma dizer, "grão a grão, enche a galinha o papo", e por isso é que é tão importante estruturar um Plano de Poupança para garantir que conseguirá juntar o dinheiro para a sua casa de sonho.

👉 Antes de tudo...

Ao recorrer ao Crédito Habitação, existem uma série de fatores que influenciam a decisão dos bancos na atribuição do teto máximo que lhe podem conceder como empréstimo. Assim, é importante informar-se a priori - antes mesmo de começar a procurar um imóvel - se é elegível para o Crédito e quais as condições em que o mesmo se poderá efetivar, considerando as suas condições financeiras (rendimentos, despesas, taxa de esforço, etc). A prestação mensal do banco nunca deve ultrapassar 1/3 do seu ordenado. Por isso é importante estudar, planear e analisar. Pense quais são as suas melhores hipóteses e como deve agir em caso do crédito ser reprovado. Além da poupança, que outros fatores pode alterar na sua vida que venham a influenciar a decisão do banco no futuro? Eventualmente pode tentar mudar de emprego, reduzir a taxa de esforço ou negociar com os seus superiores condições contratuais de efetividade. Todos estes fatores podem influenciar a segunda avaliação do banco à sua situação financeira.

👉 Defina o valor da poupança

Tendo uma noção do valor que o Banco lhe empresta já saberá, com certeza, determinar qual o patamar a que a sua poupança deve chegar. Estabeleça objetivos e pense no processo a nível temporal. "Qual é o tempo e montante mínimo que terei de suportar para atingir o valor x?", é uma boa pergunta de partida para definir as suas metas. Depois deve avaliar se os objetivos são concretizáveis ou se os deve ajustar consoante as suas possibilidades.

👉 Analise o seu orçamento

Estude o seu orçamento mensal e as suas despesas frequentes para entender onde efetivamente pode cortar para começar a poupar. Defina um plano de poupança, por exemplo, "todos os meses vou pôr 100€ na poupança assim que receber". Assim evitará cair no erro de gastar esse dinheiro e conseguirá poupar.

👉 Elimine as despesas secundárias e ajuste as despesas primárias

Será que precisa de ter contratados todos os serviços de streaming de séries e filmes ou isso constituirá uma despesa extra ao final do mês que facilmente poderia ser convertida em poupança? Analise os seus gastos e determine quais são aqueles que pode prescindir e quais são fundamentais ao seu bem-estar e ao da família. Estude as áreas em que gasta mais dinheiro: alimentação, transportes, vestuário, lazer. Tome atenção às despesas ditas fixas - água, luz, gás, telecomunicações - sendo que em algumas delas poderá conseguir reduzir o consumo e fazer uma dupla poupança: para a sua carteira e para o ambiente.

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/financas/4-dicas-poupar-dinheiro-para-comprar-casa

Visite os nossos imóveis em: 
https://www.tuacasa.pt/