Provavelmente também devido à crescente consciencialização do que se passa com o meio ambiente, o mercado dos carros elétricos tem vindo a aumentar em Portugal, já que cada vez mais os portugueses têm vindo a comprar mais este tipo de carros. No entanto, por vezes poderá haver algumas dificuldades quando se trata de efetuar o carregamento do mesmo quando o local de estacionamento não está preparado. Saiba o que fazer.
Ao adquirir um carro elétrico, poderá debater-se com o facto de no seu local de estacionamento não ter forma de “abastecer” a viatura. No entanto, e de forma a contornar a situação deixamos alguns procedimentos:
No caso de condominios, por exemplo, quando os locais de estacionamento estão equipados com tomadas elétricas com ligação exclusiva à fração, poderá ser fácil e simples a adaptação para o carregamento das baterias dos carros elétricos.

No entanto, é muito importante cumprir os requisitos técnicos e legais exigidos.

Não existindo tomadas elétricas no local, terá de ser efetuada uma instalação num local que pertenca a uma parte comum do edificio. Esta instalação exige que seja primeiramente enviada à administração do condominio, uma comunicação escrita, 30 dias antes face à data que se pretenda instalar a tomada.
A administração dos condominios poderá recusar este pedido quando:
  • O condomínio decida realizar no prazo de 90 dias, a instalação de um ponto de carregamento que permita assegurar o carregamento de baterias, com o mesmo tipo de tecnologia satisfazendo todos os utilizadores;
  • Se já existir no mesmo local um ponto de fornecimento para uso comum, com os mesmos serviço e tecnologia ou se a instalação colocar em causa a segurança de todos.
Já com tudo em ordem, o passo seguinte é confirmar ou alterar a potência contratada, para proceder ao carregamento da viatura e determinar o tipo de contador a ser usado.
  • Pode optar pelo contador da companhia que fornecece o local para todos os lugares de estacionamento. No entanto, devem ser feitas estimativas do consumo da energia gasta, pois pode não ser a solução que agrade à maioria
  • Poderá ser efetuado um contrato novo de eletricidade e instalação de um contador elétrico individual na garagem. No entanto, é uma fatura adicional que o consumidor terá de pagar no fim do mês.
  • Pode ser usada a instalação elétrica da fração, no entanto, enquanto o carregamento decorre, a potência em casa será mais reduzida, pelo que poderão ocorrer falhas de eletricidade quando exista o uso de vários eletrodomésticos em simultâneo.
  • Faça sempre a escolha mais adequada para que não tenha surpresas na sua fatura de eletricidade. Assim, e com base no seu hábito de consumo, usufrue sempre das melhores tarifas de eletricidade. Poderá sempre optar por uma tarifa bi-horária ou tri-horária, que lhe permite determinar em que ocasião do dia poderá poupar mais.
     
A ter em conta...

Tenta sempre fazer previamente a escolha mais adequada para que não tenhas depois surpresas na fatura de eletricidade. Assim, e com base nos teus hábitos de consumo, aproveita sempre das melhores tarifas de eletricidade. Poderás sempre optar por uma tarifa bi-horária ou tri-horária, que em determinada ocasião do dia te permite poupar mais, nomeadamente, no momento de carregar o carro elétrico.

Fonte:
https://selectra.pt/

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/