No mundo existem muitos tipos diferentes de pessoas, cada uma com as suas próprias virtudes (e também com defeitos): simpáticas, pacientes, inteligentes, entre muitas outras. Mas no mundo das artes, uma das características mais necessárias é a criatividade. E hoje vamos falar de alguém a quem não falta dose artística: do fotógrafo Brendan Barry.

Há dois aspetos que definem o trabalho de de Barry: por um lado, a fotografia; por outro, a criação de dispositivos estranhos para tirar fotografias. E a verdade é que algumas das suas invenções são as mais loucas e estranhas que veremos em muito tempo.

A sua mente engenhosa transformou em máquinas fotográficas objetos tão peculiares como pão, abacaxi ou um melão, entre muitos outros, como pode ser visto no seu site. No entanto, alguns dos mais estranhos são objetos grandes, incluindo uma caravana ou um contentor gigante. Um dos primeiros trabalhos, com o qual chamou a atenção do público, foi um projeto em que converteu uma caravana antiga pela qual pagou 180 euros, numa câmara móvil e quarto escuro portátil.

https://vimeo.com/235218269 

A sua úlitma invenção é uma das mais estranhas. É a “Container Camera”, um contentor que foi transformado numa máquina fotográfica gigante com quarto escuro incorporado, que permite produzir grandes impressões analógicas tradicionais.

“Comprei uma caravana antiga no eBay por 150 libras e, com a ajuda de alguns amigos, pude reformá-la e equipá-la para o projeto ‘Caravan Camera’. Não é a maneira mais rápida, fácil ou prática de criar uma imagem, mas num mundo de smartphones inteligentes, é bom desacelerar um pouco as coisas e criar algo físico. E agora eu utilizo esta experiência como ferramenta para ensinar fotografia ”, explica no Bored Panda.




 A sua úlitma invenção é uma das mais estranhas. É a “Container Camera”, um contentor que foi transformado numa máquina fotográfica gigante com quarto escuro incorporado, que permite produzir grandes impressões analógicas tradicionais.



O projeto foi exibido em Northernhay Gardens, em Exeter, Reino Unido, durante três semanas e meia, e com ele foram tiradas muitas fotografias de indivíduos que se aproximaram e se voluntariaram. Na última fase do projeto, o contentor deu lugar a uma galeria de exibição das fotos que foram tiradas. Esta é "basicamente a Polaroid mais lenta e pouco prática do mundo”, diz Barry.

https://vimeo.com/347942028

As ideias deste criador são, no mínimo, originais e criativas. É verdade, como ele mesmo disse, que algumas destas máquinas são as mais desconfortáveis com as quais o mundo pode ser fotografado. No entanto, a criatividade que transborda e o resultado que elas oferecem valem o esforço.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/mercado-laboral/2019/09/20/40926-este-engenhoso-fotografo-converte-qualquer-espaco-numa-enorme-camera

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/