Olhão sempre foi uma zona privilegiada, principalmente pela existência de água abundante e pela proximidade ao mar. Estes fatores estiveram na base do incremento da pesca costeira e de alto mar que ali estabeleceu muitos pescadores e população ligada à atividade. A pequena vila de pescadores converteu-se mais tarde num grande centro económico, social e urbano que foi elevada a cidade logo em 1985 sem esquecer que Olhão foi durante décadas também o centro das conserveiras do país. 

O concelho de Olhão está no Sotavento e Algarve Central, ocupando uma área de 130 quilómetros quadrados. Nos seus limites, tem Tavira, Faro e, claro, o oceano Atlântico. Este concelho conta com cinco freguesias: Olhão, Fuseta, Moncarapacho, Pechão e Quelfes.
De acordo com informação cedida pela Câmara Municipal de Olhão, este é um dos cinco concelhos mais populosos do Algarve, onde residem 10% dos habitantes da região e com forte tendência de aumento. 

Em termos estatísticos – informação recolhida pelos Censos de 2011 –, Olhão tem aproximadamente 45 mil habitantes. Quelfes foi a freguesia que maior cresceu entre 1991 e 2011, seja em número de residentes como em número de alojamentos.

O que tenho mesmo de conhecer?

Se visitar Olhão é essencial tirar um tempo para passear pela cidade e assim conhecer os pontos de referência, como é o caso da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça da Restauração, ponto de encontro – reza a história – dos portugueses que se insurgiram contra a ocupação francesa; do Museu da Cidade, que alberga uma coleção de achados arqueológicos da região (da presença islâmica ao crescimento industrial de Olhão); do Mercado de Olhão, na Frente Ribeirinha, cujos tijolos vermelhos nos impedem de passar pelo edifício sem dar conta dele.
Ali há peixe fresco todos os dias e, em Agosto, os jardins recebem o Festival do Marisco – quer maior motivação?

Praias

 
  • Praia da Ilha da Armona: a areia é transparente e a areia fina e branca. Esta é uma das escolhas certeiras para quem tiver filhos pequenos, uma vez que o nível da água do mar é baixo. A ilha é acessível por barco a partir da cidade durante todo o ano. 
  • Praia da Ilha da Culatra: O areal é extenso e, por isso, se é adepto de fazer desporto na praia, nesta tem toda a liberdade sem incomodar outros banhistas e é um local a visitar de grande importância. 




Visite os nossos imóveis em: 
https://www.tuacasa.pt/