Saiba como agir para recuperar os conteúdos guardados no telemóvel ou mesmo o próprio equipamento, em caso de perda ou roubo.

Nos dias de hoje, perder o telemóvel, além da perda do valor económico do aparelho, é uma “dor de cabeça” talvez só comparável à de perder a carteira, tal é a quantidade de informação e conteúdos lá guardados. Contactos, fotografias, vídeos, dados pessoais – alguns dos quais confidenciais -, aplicações, tudo isto guardamos nos smartphones e, de um momento para o outro, podemos ficar sem nada. E, pior, essa informação pode ser visualizada e usada por outros.

Antes que este azar lhe bata à porta, tome algumas medidas preventivas para localizar o aparelho, recuperar com rapidez e segurança a informação nele guardada e até impedir o uso indevido e fraudulento dos nossos dados. É verdade que, na maioria dos casos, revela-se infrutífera a tentativa de recuperar o smartphone, que acaba muitas vezes em lojas de revenda. Mas é possível minimizar outro tipo de danos. 

Proteja o telemóvel depois de comprar

 
  • Peça fatura aquando da compra: se o fizer, está não só a assegurar a garantia do produto, mas também terá um meio de prova de que é o proprietário do aparelho, pois a fatura tem o seu número de série.
  • Anote e guarde o IMEI em local seguro: o IMEI é o código digital único de cada telemóvel, um código de 15 números que o identifica.
  • Bloqueie o ecrã com recurso a um código PIN ou outro método, mas evite usar apenas o bloqueio por padrão, pois é pouco seguro. Desta forma, se o telemóvel for roubado, vai ser mais difícil a sua utilização, mesmo que esteja ligado.
  • Instale a aplicação “Find my Device”, se tiver um aparelho com sistema operativo Android e ative a localização remota dos dispositivos. No iPhone, certifique-se de que tem ativa a opção “Encontrar iPhone”. Pode aceder-lhe em Definições > Privacidade > Serviços de localização > Serviços do sistema. Se deixou o telemóvel nalgum sítio ou se este foi roubado, com esta app ou outras aplicações com funcionalidades antirroubo poderá ver a sua localização exata através de um computador ou outro dispositivo. Além de localizar o aparelho, poderá também fazer soar um alarme, bloquear o ecrã ou até apagar todos os dados do telemóvel e restaurar as definições de fábrica. Note que estas opções só estarão disponíveis se o aparelho estiver ativo e com ligação à internet. Alguns fabricantes têm apps semelhantes. A Samsung, por exemplo, disponibiliza o serviço “Find my mobile” que permite fazer uma cópia de todos os dados antes de os apagar e impossibilita que o telemóvel seja desligado com o ecrã bloqueado.
  • Faça cópias de segurança: às vezes, mais do que o valor do próprio smartphone, a maior perda está no conteúdo nele armazenado, como contactos, fotos e vídeos. Por isso, faça um backup de toda essa informação com alguma regularidade. Faça login no site para continuar a ler o artigo e saber como defender os seus dados. Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.
​Fonte. https://www.deco.proteste.pt/tecnologia/telemoveis/dicas/telemovel-roubado-ou-perdido-o-que-fazer#

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/