O outono e o inverno são, para muitos portugueses, sinónimo de desconforto em casa ou, em contrapartida, altas faturas de energia. Muitos imóveis não estão devidamente preparados para as baixas temperaturas e manter uma casa com um nível adequado de calor, sem que isso signifique uma ruína financeira, pode ser uma tarefa complicada. Hoje, no Deco Alerta, vamos dar-te algumas dicas sobre como conseguir um sistema de aquecimento eficiente e em conta.

Moro numa zona muito fria e húmida e a minha casa, infelizmente, não está preparada para enfrentar baixas de temperatura. Tenho visto alguma informação sobre o assunto e peço-vos opinião sobre qual o sistema de aquecimento mais económico e mais equilibrado.

A pergunta que nos colocas é muito pertinente e diz respeito a quase todos os portugueses. A maioria das nossas habitações não são construídas de forma eficiente e a colocação a posteriori do sistema de aquecimento acaba por ser mais difícil e, muitas vezes, desadequada e dispendiosa.
Com o diz o provérbio, barato sai caro no que se refere ao consumo energético. Uma solução que seja vantajosa durante 2 anos, pode revelar-se muito cara se pretender usá-la durante 5 ou 10 anos. Por exemplo, os aparelhos portáteis consomem muita energia.

Como não controlam a temperatura, funcionam por mais tempo do que o necessário. Por seu lado, os aparelhos portáteis de ar condicionado: são caros e pouco eficientes a climatizar. Além disso, fazem muito barulho e o conforto de utilização é baixo.
Em termos de eficiência energética, podemos apresentar-te o ar condicionado, a salamandra a pellets e a caldeira a gás.
Contudo, estes sistemas têm de estar bem dimensionados para a área a aquecer.

Assim, e exemplificando, uma caldeira mais potente não é sinónimo de poupança. Pelo contrário, nessas condições vai apresentar consumos energéticos superiores, mas a existência de pré-instalação de aquecimento central influencia muito o preço final da solução caldeira a gás. Se a casa não estiver preparada, será necessário instalar tubagens e radiadores nas paredes, sistemas de controlo de funcionamento, entre outros. A complexidade destas obras varia muito de casa para casa e, em consequência, o seu custo de instalação também poderá ser elevado.

Uma salamandra a pellets tem de ser ligada a uma chaminé para exaustão dos fumos da combustão. Se não tiver chaminé, terá de verificar a viabilidade e a legalidade de instalar uma com o condomínio e com a câmara municipal. Portanto, o nosso conselho é este: antes de avançar, utiliza um simulador, orçamenta as obras necessárias para a instalação das várias soluções de aquecimento e faz uma pesquisa de mercado.

Fonte: 
https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2019/11/18/41540-qual-o-melhor-sistema-de-aquecimento-da-casa

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/