A concessão de crédito para a compra de casa aumentou em outubro. A banca nacional emprestou 943 milhões de euros às famílias, mais 28 milhões que em setembro, segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP). No acumulado do ano, o montante financiado pelos bancos portugueses atingiu os 8.522 milhões de euros.

Apesar da entrada em vigor das medidas macroprudenciais do BdP, que impõe limites aos novos créditos à habitação e ao consumo - um travão que está em vigor desde julho do ano passado e que determina contratos com prazos mais curtos, taxas de esforço mais restritivas e um limite de financiamento até 90% do valor do imóvel – o crédito à habitação continua a registar um bom ritmo de crescimento.

O aumento do crédito concedido foi acompanhado por uma ligeira subida da taxa de juro média, que se fixou em 1,04% - mais quatro pontos base face ao mínimo histórico registado em setembro.
O aumento dos montantes financiados também chegou, de resto, ao segmento do crédito ao consumo. A banca emprestou 526 milhões de euros, em outubro, mais 64 milhões que em setembro. Nos créditos para outros fins, o montante financiado baixou ligeiramente de 284 milhões em setembro para 226 milhões em outubro.

As taxas de juro médias do novo crédito ao consumo desceram, fixando-se nos 6,82%. No crédito para outros fins verificou-se uma subida, passando de 3,24% em setembro para 4,17% em outubro. O total do crédito concedido pelos bancos às famílias e às empresas ficou em 187.614 milhões de euros em outubro, praticamente o mesmo valor de setembro, segundo os mesmos dados.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2019/12/10/41785-bancos-emprestaram-943-milhoes-para-a-compra-de-casa-em-outubro

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/