A Too Good To Go desafiou Ljubomir Stanisic, Carlos Madeira, Pedro Gaspar, Rui Rebelo e Constança Cordeiro a desenhar receitas com base nos excedentes alimentares do Natal. Os cinco chefs partem de restos de peru ou bacalhau cozido, por exemplo, para criar novas receitas.

O objectivo do desafio, explica a aplicação dedicada ao combate do desperdício alimentar, é levar os portugueses a ter um consumo mais consciente e sustentável numa época de excessos. «O desafio com que muitos se deparam nesta época são as quantidades, havendo sempre muitas sobras nesta altura do ano. Como tal, para evitar que a comida seja deitada fora, juntámo-nos a especialistas para dar uma nova vida aos alimentos e transformar os excedentes dos pratos tradicionais de Natal em pratos incríveis para serem consumidos nos dias seguintes», afirma Madalena Rugeroni, responsável pela Too Good To Go em Portugal.

Ljubomir Stanisic (100 Maneira), por exemplo, sugere Bolinhas de Bacalhau com Aioli, ao passo que Carlos Madeira (Gallo e Associação de Cozinheiros Profissionais) aponta para Bacalhau do Dia Seguinte. Ambas as receitas assentam em sobras de bacalhau cozido. O chef Carlos Madeira aconselha ainda “Empada de Dia de Natal”, em que as partes mais secas do peru são protagonistas. E, por falar, em peru, segue-se Gratinado de Sobras do Peru, uma receita assinada por Pedro Gaspar (Gallo). O subschef aproveita também as batatas do assado e as verduras cozidas que não chegam a ser consumidas durante a consoada.

Passando para o chef Rui Rebelo (Oficina do Duque), a proposta é Torrada de Peru, Nabo, Ovo e Couve-Galega (na foto em cima). Por fim, a bartender Constança Cordeiro (Toca da Raposa) sugere uma espécie de truque de magia: transformar o bolo-rei num cocktail com rum. Todas as receitas podem ser consultadas online no blog da Too Good To Go Portugal. Recorde-se que a aplicação chegou ao mercado nacional no final do passado mês de Outubro.

Fonte: https://marketeer.sapo.pt/nao-sabe-o-que-fazer-aos-restos-do-natal-estes-chefs-ajudam?photo=1

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/