Tipos de recarga de carros elétricos

Atualmente, existem três tipos diferentes de recarga de carros elétricos, que diferem por:
  • A potência e intensidade demandadas, o que resulta no tempo de recarga
  • A quantidade de informações que você troca com o veículo
  • O conector físico
Dependendo dessas três diferenças, existem cinco tipos de carga.

Carregamento lento

Esse tipo de carga é o usado no nível da carcaça; portanto, geralmente é usado um soquete SAVE (Sistema de energia para veículos elétricos), o que nos permite carregar uma instalação monofásica a 230V e com uma intensidade de 16A. Aqui, a potência demandada pelo veículo é de 3,7 kW e o tempo estimado de recarga é de aproximadamente oito horas. É chamado de tipo de carga 3. Se este tipo de soquete não for usado, um Schuko pode ser usado. No entanto, carregar um veículo com um cabo não específico pode relatar problemas, por isso geralmente inclui um cabo que se conecta ao soquete Schuko e uma caixa de controle com as proteções necessárias que limitam a intensidade a 10 A. Nesse caso, a carga demora um pouco mais e é chamada carga 2. O carregamento lento é sempre feito com corrente alternada.

Carregamento semi-rápido

Um conector SAVE também é usado e uma corrente alternada monofásica ou trifásica pode ser usada. Se for uma corrente monofásica a 230V e 32A, a potência necessária será de 7,4 kW e o tempo de carregamento em cerca de quatro horas. Nesse tipo de carga, a comunicação é alta. Ele também possui um sistema de energia específico que integra um controle piloto e um plugue de proximidade, para verificar a conexão correta. Este é o modo de carregamento 3. Geralmente é usado em supermercados, escritórios, empresas de frotas de veículos, estacionamentos, shopping centers.

Carregamento rápido

A corrente direta é usada aqui e é necessário um conector ChaDeMo ou CSS Combo. Geralmente, requer cerca de 50 kW, portanto, a carga leva cerca de trinta minutos.

Carregamento super rápido

Requer o dobro da potência da anterior, o que reduz bastante o tempo de carregamento. É usado na marca Tesla. Carregamento ultra rápido Ainda é experimental. Foi desenvolvido para veículos com acumuladores do tipo supercapacitor, no caso de ônibus elétricos.

Tipos de ponto de carregamento

Ponto de carregamento portátil EV

Eles são os mais utilizados. Os pontos de carregamento portáteis permitem o carregamento em pontos domésticos e industriais (CEE, trifásico ou monofásico) por meio de uma unidade de controle, que permite uma carga segura. Esses tipos de carregadores têm pequenas dimensões e pesos, o que nos permite levá-los no carro. Isso nos permite carregar o veículo, independentemente da localização, enquanto ele possui uma tomada. Depende de nossas necessidades escolher um carregador portátil com conector Schuko (plugue convencional) ou um carregador industrial (CEE, Cetac).

Ponto de recarga na parede ou no mural

Esse tipo de ponto também é chamado Wallbox e permite recarregar com segurança qualquer tipo de veículo plug-in. Eles são instalados através de âncoras na parede da garagem. Alimenta-se do suprimento elétrico da casa, se for uma garagem particular. Esses tipos de pontos de carregamento são os escolhidos para residências, graças ao seu conforto.

Ponto de recarga com controle dinâmico de potência

É uma tecnologia que encontramos em uma estação de recarga de ponta. Sua operação consiste em equilibrar a carga entre a potência necessária para a carga do carro e a necessária para outros dispositivos, sem usar mais energia do que a contratada.

Ponto de carregamento do poste (poste)

São elas que permitem uma recarga do tipo 4, ou seja, a uma intensidade que possibilita carregar 80% da bateria em cerca de trinta minutos. Eles geralmente fazem parte de empresas ou administrações públicas e formam uma rede de pontos de cobrança para uso público muito útil. Eles são os que devemos usar se queremos fazer uma longa viagem de carro. No entanto, não é bom abusar deles, pois pode danificar a vida útil da bateria do veículo elétrico a médio e longo prazo.

Fonte: https://elblogenergia.com/inmobiliaria/estaciones-carga-coches-electricos

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