A tecnologia é uma parte tão fulcral do nosso dia a dia que não é imprevisível que os consumidores queiram converter as suas habitações em casas tecnológicas. Com este artigo pretendemos definir o que é uma Talking Home, qual é o seu propósito, como funciona, as suas vantagens, se economiza e exemplos de como tornar a sua casa mais inteligente.

Talking homes: O que são?

Talking Homes, ou em português Casas Inteligentes, são casas que possuem sistemas avançados de automatização para monitorizar e ter controlo sobre as funções de toda a casa, como por exemplo, o controlo da temperatura, portas e janelas.

Qual é o seu propósito?

A tecnologia das Casas Inteligentes proporciona aos seus utilizadores segurança, conforto, conveniência e eficiência energética ao permitir-lhes controlar dispositivos inteligentes, normalmente com uma aplicação nos seus smartphones ou outros dispositivos em rede.

Como é que funcionam?

Qualquer dispositivo da sua habitação que utilize eletricidade pode ser inserido na sua rede de casa e comandado por si. Quer seja por comando de voz, controlo remoto, Tablet ou Smartphone, a casa reage. Maior parte deste tipo de aplicações são relacionadas à iluminação, segurança da casa, entretenimento, sistema de rega e regulação da temperatura.

Quais são as principais vantagens?
  • Permite gerir todos os seus dispositivos domésticos num só sítio. É capaz de manter toda a tecnologia da sua casa conectada a partir de uma só interface.
  • Deixa a sua casa mais segura. Inclui sistemas de segurança avançadas com câmaras e sensores de movimento. Pode também usar cartões magnéticos e impressões digitais em vez das chaves tradicionais.
  • Acessibilidade para os mais idosos ou para pessoas incapacitadas. Com sistemas de comando de voz podem controlar a luz, fechar portas, telefonar ou usar um computador.
  • Estas casas oferecem uma otimização da eficiência energética. As luzes podem desligar-se quando ninguém está na divisão e o termostato pode regular-se sozinho para garantir que a casa esteja na temperatura ideal quando chegar.
  • As talking homes têm muito mais potencial para serem vendidas a um preço mais vantajoso do que uma casa sem tecnologias. Automatizar uma casa pode ser um investimento proveitoso para si, pois pode aumentar o seu valor e pode atrair potenciais compradores

As talking homes ajudam a poupar?

Na verdade, estas casas ajudam os consumidores a melhorar a eficiência do seu lar.
Em vez de deixar o ar condicionado ligado todos os dias, um sistema doméstico inteligente pode aprender os seus comportamentos e garantir que a casa esteja na temperatura ideal quando chegar ao final do dia.
Com um sistema de rega inteligente, a relva só será regada quando necessário e com a quantidade exata de água necessária.
Com esta tecnologia a energia, a água e outros recursos são usados de forma mais eficiente, o que o ajuda a economizar recursos naturais e dinheiro.

Eis alguns exemplos de tecnologias possíveis de uma Talking Home:

Lâmpadas inteligentes: consegue ligar ou desligar a iluminação da casa em qualquer lugar, desde que o Smartphone esteja conectado à Internet. Pode ajudar na economia de energia;
Termostatos inteligentes: integrados com Wi-Fi, permite aos seus utilizadores planear, monitorizar e controlar as temperaturas da casa remotamente;
Fechaduras e portões inteligentes: permite aos seus utilizadores deixar ou não entrar visitas;
Câmaras de segurança inteligentes: os utilizadores podem monitorizar as suas casas quando estão fora;
Comedouros e bebedouros inteligentes para animais domésticos: dá a possibilidade de programar as refeições dos animais. Existe também comedouros e bebedouros que permite ver e falar com os animais domésticos.
Eletrodomésticos inteligentes: como por exemplo, máquina de café que permite ao utilizador fazer o café ao mesmo tempo que o seu despertador o acorda, frigoríficos que fazem a lista das compras e máquinas de lavar que permite controlar as lavagens remotamente.

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/atualidade/ja-ouviu-falar-em-talking-homes-id173.html

Visite os nossos imóveis em: 
https://www.tuacasa.pt/