O aluno Tiago Santana da Escola Secundária de Olhão - Francisco Fernandes Lopes, teve a ideia de realizar no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional de Técnico de Desporto (12º ano), um Workshop de "Sensibilização ao Bullying" que que decorreu no passado dia 27 de janeiro.

Sendo praticante de defesa pessoal na Elitedp - Associação de Defesa Pessoal do Algarve, o aluno pediu apoio ao seu treinador Vítor Cândido e à Câmara Municipal de Olhão para desenvolver o evento.

A escola cedeu o espaço, os treinadores da Elitedp, transmitiram o conhecimento e a autarquia apoiou com as t-shirts. Ao todo foram cerca de 150 os participantes que receberam formação sobre algumas técnicas de defesa pessoal, sendo uma "ferramenta" no combate ao bullying, muito particularmente em meio escolar.

Ao Algarve Primeiro, Tiago Santana referiu que o resultado do evento foi bastante inspirador pelo "feedback" dos participantes, treinadores e professores. Confirmou que gostaria de realizar este tipo de iniciativas noutras escolas, «já que é uma mais-valia para os jovens e crianças saberem as regras básicas e simples sobre a defesa pessoal».

Praticante de defesa pessoal há 6 anos, explica que as regras «definem que a vítima não parta para a agressão, mas sim que se defenda do agressor. Depois, é importante que se saiba que as regras da defesa pessoal, são acessíveis a qualquer pessoa, desde os mais jovens a pessoas com mais idade, peso ou altura, isso para nós não interessa, não fazemos qualquer tipo de descriminação, a nossa tarefa é passar truques e regras, para nos defendermos nas mais variadas situações que por vezes são inesperadas».

A iniciativa foi um sucesso, e promete ser replicada noutras sessões e escolas.

Refira-se que neste sábado dia 8 de fevereiro, acontece uma formação de defesa pessoal para crianças, em Loulé, com perto de 300 praticantes com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos.

A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 12h30 no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé.

Fonte: https://www.algarveprimeiro.com/d/aluno-de-olhao-promoveu-workshop-de-defesa-pessoal-na-escola-contra-o-bullying-/30602-1

Visite os nossos imóveis em: 
https://www.tuacasa.pt/