A história de Albufeira e Olhos de Água

A freguesia de Albufeira e Olhos de Água localiza-se no concelho de Albufeira, no distrito de Faro, na Região do Algarve, bem a Sul de Portugal. Sabia que o nome “Albufeira” teve origem na designação árabe “Al-Buhera”, que significa “Castelo do Mar”?

Foi nas primeiras civilizações que atividades como a agricultura, pesca, mineira e comercial foram desenvolvidas, tendo sido construídos várias estradas, pontes e aquedutos, alguns dos quais ainda sobrevivem e os seus vestígios podem ser observados por todo o concelho.
Albufeira foi, inclusive, um ponto estratégico para as atividades comerciais, um dos portos comerciais mais importantes para as trocas realizadas com o Norte de África. A herança deixada por estes e a sua influência ainda são visíveis, como as conhecidas chaminés Algarvias, as casas brancas com janelas típicas, entre outros.

A freguesia de Albufeira e Olhos de Água foi constituída em 2013, após a agregação das duas freguesias de Albufeira e de Olhos de Água, no âmbito da reforma administrativa nacional que reuniu várias freguesias de norte a sul do país.
A antiga freguesia de Albufeira tinha cerca de 22.781 habitantes e uma área total de mais de 26km2. Olhos de Água tinha apenas 3.961 habitantes, distribuídos por uma área de 14km2.

Fonte: Facebook Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água

O que tem esta freguesia para oferecer?

Para além das belíssimas praias, a freguesia de Albufeira e Olhos de Água possui diversos locais de interesse, assim como feiras e atividades culturais e de laser.
No que diz respeito ao património, pode visitar a Igreja Matriz, um edifício do século XVII, localizado junto à Povoação da Guia.
A Torre do Relógio é o verdadeiro ex-líbris da cidade. É parte de um edifício usado como prisão até ao século XIX, que mais tarde foi transformado no Centro de Saúde da localidade.

Uma outra torre conhecida desta freguesia é a Torre Sineira. Faz parte da Igreja Matriz e possui mais de 70 degraus, que o levam até umadas melhores vistas sobre a freguesia. Pode ainda perder-se pelas exposições do Museu Municipal de Arqueologia, inaugurado em 1999 e que ocupa o antigo edifício da Câmara Municipal. Pode conhecer mais sobre a história da cidade, desde os tempos pré-históricos, até à atualidade.

Fonte: Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água

Albufeira e Olhos de Água em números

Albufeira e Olhos de Água têm uma população presente de cerca de 35.291 habitantes, segundo os Censos 2011, distribuídos por cerca de 41km2 de área.
Se procura um imóvel no concelho de Albufeira, deve saber que segundo os dados apurados num estudo do INE, divulgados no início de 2019, indicam que o preço mediano por metro quadrado é um dos mais elevados do país. Em Albufeira, o preço médio do metro quadrado ronda os 1.683€.
Num estudo feito pelo Imovirtual, junto dos moradores de Albufeira e Olhos de Água, foi possível atribuir uma avaliação global da freguesia, bem como identificar os pontos mais forte e mais fracos da mesma.

Veja os resultados: Albufeira e Olhos de Água obtém uma pontuação global de 3.78 pontos, conferindo-lhe um lugar na lista das melhores 15 freguesias para viver em Faro.

Fonte: https://www.imovirtual.com/noticias/guia-de-freguesia/faro-albufeira-e-olhos-de-agua-id120.html

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/