As melhores decisões, nascem dos melhores dados. E transformá-los em informação útil, estruturada e fiável, com o objetivo de traçar estratégias e fazer negócios, é o grande desafio. No que toca ao imobiliário, há algo que é crítico saber: o perfil da procura de quem quer comprar ou arrendar casa. Apresentamos agora o resultado do raio-x feito ao mercado residencial em Portugal, pelo idealista já este ano, pouco antes do Covid-19 chegar ao país.

Destacando-se o peso da pesquisa da compra de imóveis (68%), face ao arrendamento (32%), seja para comprar (55%) ou arrendar (63%), eram as mulheres quem lideravam os processos de procura de casa, numa faixa etária entre os 36 e 45 anos. E a maioria dos utilizadores pretendia ficar na mesma cidade (59%), havendo uma parte que admitia mover-se, mas dentro do distrito (23%) e o restante sair para outro distrito.

Mais de metade (53%) dos utilizadores que procuravam casa tinham trabalho fixo ou eram trabalhadores independentes. Um pouco mais de um terço era já proprietário de uma casa e 52% não eram proprietários. Os restantes tinham mais propriedades.

Em termos de composição do núcleo familiar, dominam os casais com filhos (com maior peso para os que vivem na habitação), seguidos de quem vive sozinho, com os pais, famílias monoparentais, outros e casas partilhadas.

Classe média domina procura de casa para comprar No que toca ao mercado de compra, a principal motivação para procurar casa é encontrar a primeira habitação (29%), seguida de querer encontrar uma casa maior (22%) e mudar-se de zona (14%). E as casas T2 são as mais desejadas (43%), seguidas de T3 (38%) e T1 (11%). Para encontrar a casa ideal, 30% os utilizadores dedicaram mais de 12 meses, sendo que para cerca de metade o processo variou entre 1 mês e seis meses.

Artigo completo em: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2020/04/16/43084-afinal-quem-e-que-procura-casa-rx-completo-ao-mercado-residencial

Visite os nossos imóveis em: 
https://www.tuacasa.pt/