Máscaras obrigatórias, menos bagagem de mão ou mediação da temperatura. Viajar de avião não voltará a ser igual, pelo menos por agora, na era pós-Covid. O regresso à normalidade, também na aviação, vai fazer-se com muitas mudanças, quer para os passageiros, quer para as companhias aéreas, paradas há quase dois meses. O idealista/news preparou um guia com o resumo daquilo que irá mudar.

Esta lista de novidades irá, certamente, crescer, uma vez que estão a ser estudadas várias novas medidas para garantir a segurança dos passageiros e tripulação. Para já, estas são algumas das regras em marcha para a retoma das viagens de avião. Se o carro ou o comboio não são escolhas válidas para chegar ao teu destino ou preferes mesmo o avião, o melhor é mesmo ficares informado das novas normas para voar:

Check in online

Esta forma de check-in deverá ser incentivada pelas companhias aéras. O cartão de embarque também deverá estar, de preferência, no telemóvel, para se evitarem, ao máximo, os contactos.

Máscara obrigatória

Será obrigatório usar máscara para circular no aeroporto – como, de resto, já é nos diferentes espaços fechados – bem como dentro do avião.

Controlo de temperatura

Outra nova regra, para despistar possíveis casos relacionados com a Covid-19.

Lounges encerrados

As companhias aéreas podem optar por encerrar as suas zonas lounge, evitando-se os aglomerados de pessoas.

Bagagem

A bagagam de porão deve ser deixada nos balcões automáticos, sendo que a de mão deve ser evitada ao máximo, quer para permitir um embarque mais rápido, quer para minimizar os riscos de contágio.

Controlos de segurança

As bandejas para controlar os pertences deverão ser desinfetadas com regularidade, sendo necessário garantir a distância entre passageiros nas filas de espera. Quem fizer as verificações corporais deverá usar máscaras, luvas e uma proteção para os olhos, refere o Negócios.

Entrada no avião

No caso da TAP, por exemplo, a entrada será feita em pequenos grupos, de trás para a frente da cabina, e da janela para a coxia. O desembarque será feito no sentido inverso. As companhias aéreas devem garantir, sempre que possível, a distância física entre passageiros.

Casas de banho sem filas

A ida à casa de banho, dentro do avião, terá de ser controlada, para evitar filas nos corredores. A desinfeção também terá de ser reforçada.

Refeições a bordo suspensas

A maioria das companhias aéreas irá suspender a entrega de refeições e bebidas, tal como as revistas e vendas “duty free”. Os acessórios têxteis, como almofadas e cobertores, deverão ser limpos, desinfetados e selados a cada voo.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/ferias/viagens/2020/05/25/43455-as-viagens-de-aviao-a-partir-de-agora-regras-a-cumprir-pelos-passageiros-e-companhias-aereas

Visite os nossos imoveis em: 
https://www.tuacasa.pt/