Uma casa bem decorada, iluminada e organizada se torna um lar mais gostoso de viver. Mas nem sempre é fácil saber onde está errando na hora de colocar os móveis e objetos decorativos no lugar. Com essas dicas, pode ser que você consiga identificar o que está fazendo com que a sua casa pareça bem menor do que realmente é.

1. Teto rebaixado em tudo

Se você acha chique ter um teto rebaixado com gesso, saiba que essa solução nem sempre é boa. Se você mora em uma casa ou apartamento com cômodos pequenos, o rebaixo em gesso vai deixar os cômodos ainda menores.
Nesse caso, é melhor que um arquiteto ou designer de interiores avalie o que pode ser feito antes de gastar dinheiro com isso.

2. Móveis que não se encaixam

Quando você tem móveis muito grandes, que não se encaixam nas paredes ou que não se encaixam uns com os outros, é preciso rever a distribuição deles no ambiente.
Talvez você tenha que deixar algum móvel de fora para conseguir encaixar tudo e não perder espaço de circulação.

3. Excesso de objetos decorativos

Dependendo do estilo de decoração, uma grande quantidade de objetos decorativos faz todo o sentido. Mas, mesmo assim é preciso avaliar se essa quantidade é proporcional ao tamanho do ambiente.
Do contrário, vai parecer que a sua casa é uma eterna bagunça, mesmo com lindos objetos decorando.

4. Excesso de espelhos

Os espelhos são ótimos para trazer amplitude aos ambientes pequenos. Mas, é preciso usá-los de forma equilibrada. A ideia é que eles reflitam a luz e cores claras.
Se você tiver um ambiente muito colorido com diversos espelhos, vai ficar tudo muito poluído, causando o efeito contrário.

5. Bloqueio da luz natural

Deixe a luz entrar para que o ambiente fique mais arejado e agradável. Então, nunca bloqueie as entradas de luz natural e os espaços que ela reflete.
Deixe que a luz faça o seu caminho pelas paredes e pisos ao máximo.

6. Bloqueio das janelas

Nunca coloque móveis na frente das janelas, exceto quando não houver opção e o móvel fique abaixo do nível da janela, com uma cortina curta. Do contrário, é mais um erro que vai escurecer sua casa e deixá-la menos agradável.
Essa dica também serve para cortinas muito escuras ou de tecidos muito grossos que bloqueiam a entrada de luz.

7. Falta de iluminação

Lâmpadas de LED teto, fitas de LED contornando móveis, luminárias e abajures no piso, sobre as mesas e bancadas. Sua casa precisa estar sempre iluminada para que os ambientes pareçam maiores e fiquem mais agradáveis.
Uma casa sem luz, seja natural ou artificial, é uma casa que expressa tristeza e desconforto.

8. Excesso de cores escuras e estampas

Você pode ter um móvel escuro ou uma parede pintada de cor escura na sua casa. O que não é bom é o excesso de escuridão. Se você gosta de um sofá preto com tapete cinza, mantenha as paredes e o rack em branco ou bege, por exemplo.
As cores claras devem ser a base de fundo para usar alguns detalhes em cores escuras ou estampas.

9. Divisão desnecessária de ambientes

Se você tem uma sala de tv integrada com a de jantar, não separe os ambientes com um móvel grande, como uma estante. Fazendo isso, você vai ter dois ambientes menores e separados, perdendo iluminação e diminuindo a convivência entre as pessoas que vivem com você.
Quanto menos paredes e divisórias, melhor.

Fonte: https://www.dicasonline.com/erros-casa-parecer-menor/?utm_medium=org&utm_campaign=ari&utm_source=fb&utm_content=p_26506

Visite os nossos imoveis em:
https://www.tuacasa.pt/