Um dia depois da EDP e da Galp terem comunicado significativas subidas nos preços do gás já a partir de outubro, o Governo avançou ontem, dia 25 de agosto de 2022, com um plano de contra-ataque para tentar ajudar as famílias e os pequenos negócios a conseguirem minimizar o impacto da fatura do gás nos seus orçamentos, já fortemente penalizados no atual contexto de alta inflação, subida das taxas de juros e de outros gastos extra. O objetivo do Executivo socialista de António Costa é mudar a lei para permitir o regresso ao mercado regulado do gás natural. A medida estará estar em vigor pelo prazo máximo de 12 meses e deverá abranger 1,5 milhões de clientes. Entretanto, aqui podes consultar um conjunto de dicas para poupar no consumo de gás em casa.

O Governo decidiu que vai propor o levantamento das restrições legais existentes, para permitir o acesso às famílias e pequenos negócios ao mercado regulado [do gás natural], anunciou o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, em conferência de imprensa.

O governante está convencido que “muitos consumidores passarão a ter até uma fatura de gás inferior” à atual, ao passarem para a tarifa regulada, que beneficia de custos de aquisição de gás mais baixos que os atuais preços grossistas, por estarem indexados a contratos de longo prazo entre a Galp e a Nigeria LNG.


“Os preços do mercado regulado serão menos de metade dos preços dos comercializadores que ontem [quarta-feira] anunciaram o seu aumento”, afirmou Duarte Cordeiro, numa conferência de imprensa, na qual avançou que o Governo vai propor o levantamento das restrições legais existentes, para permitir o acesso às famílias e pequenos negócios ao mercado regulado de gás natural.

Fonte e artigo completo em: https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2022/08/26/53758-a-solucao-para-pagar-gas-mais-barato-mudar-para-o-mercado-regulado

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/

Junta-te a nós em: 
https://www.tuaimobiliaria.pt/