A venda de casas está ao rubro em Portugal, superando já os números de 2019. E com as poupanças das famílias em alta, os juros em baixa e as condições favoráveis aos empréstimos bancários, a corrida ao crédito habitação está a instalar-se no país.

A partir daí, há uma prestação mensal a pagar ao banco. Mas há outra forma de pagar o empréstimo da casa: amortizando o valor. Como funciona? 

Antes de mais, importa saber que amortizar o crédito habitação significa liquidar o valor em dívida – reembolso total ou parcial – antes do término do contrato.

Mas esta operação não está isenta de custos e há vários detalhes a ter em conta. "A questão central passa por perceber se a descida da prestação mensal compensa em relação aos gastos da amortização.
Só fazendo as contas é que é possível chegar a uma conclusão", tal como explicam os especialistas do idealita/créditohabitação.

No que diz respeito à comissão de amortização do crédito habitação, a mesma varia de banco para banco e é influenciada pela taxa de juro contratada, seja ela fixa ou variável.

Artigo completo em: https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2021/11/12/49673-amortizar-credito-habitacao-como-se-faz-e-quais-as-vantagens 

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/