Saiba como pode poupar energia na cozinha

Ao adquirir um apartamento, deve-se pensar em maneiras de poupar energia e que soluções levem a isso. Existem divisões da casa que consomem muito mais eletricidade do que outras, e um exemplo claro é a cozinha. Normalmente é o local onde se gasta mais energia em uma casa, devido aos eletrodomésticos. Por este motivo, no neste artigo iremos mostrar-lhe várias formas de reduzir o consumo de energia nesta parte da sua casa.

1. Desligue os aparelhos que não usa

É importante desligar os aparelhos que não estão a ser utilizados, como a torradeira, lava-louças, micro-ondas e assim por diante, pois consomem energia elétrica mesmo se só estiverem conectados á ficha elétrica sem que estejam a ser usados. Saiba que pode poupar eletricidade simplesmente adquirindo o hábito de desligar esses aparelhos assim que deixar de os usar.

2. Controle o consumo de energia do seu frigorifico

Fechar a porta do frigorifico após terminar de usá-lo é óbvio No entanto, é muito fácil esquecermo-nos e não fechá-la corretamente. Ao deixar a porta aberta durante muito tempo, seja porque se esqueceu ou porque se divertiu à procura de outra coisa, este aparelho tende a aumentar o seu consumo de energia. Além disso, colocar alimentos ainda quentes no seu interior aumentará o consumo de eletricidade, pois para arrefecê-los exige mais gasto. Em vez disso, espere que os alimentos atinjam a temperatura ambiente antes de os colocar no frigorifico. Outra dica é verificar se o isolamento da porta está a funcionar corretamente. Pode fazer um teste fechando a porta do seu aparelho com uma folha de papel. Se esta folha puder ser removida facilmente com a porta fechada, é provavel que deve corrigir o isolamento e a selagem dos frigorifico.

3. Use utensílios de alta qualidade

Poupar eletricidade em sua casa é super simples. Quando estiver a cozinhar, certifique-se de usar utensílios de qualidade, já que são feitos de metais que podem reter o calor e distribuí-lo uniformemente. Com eles, pode desligar a vitrocerâmica depois de terminar de cozinhar e deixar ai a comida já que continuará quente, devido à energia que o metal reteve enquanto cozinhava os alimentos.

4. Tenha cuidado ao ferver a água

A eletricidade é desperdiçada quando se ferve mais água do que realmente se precisa. A maioria das pessoas tende a ferver mais do que o normal, aquecendo novamente a água que sobrou. Isso resulta num desperdício de energia em sua casa. Em vez disso, seja mais preciso e ferva apenas o necessário. Colocar uma tampa no recipiente a ser usado fará com que a água ferva mais rápido e poupará energia.

5. Cozinhe sua comida de maneira mais económica

Existem muitas dicas que pode usar para reduzir o consumo de energia ao cozinhar. Esses incluem:
● Cozinhe a sua comida apenas pelo tempo que for necessário. Usar muito mais tempo do que o necessário, expor os alimentos a temperaturas muito mais altas, desperdiça energia.
● Pique os ingredientes em pedaços menores para acelerar o tempo de cozedura.
● Mantenha a porta do forno fechada e não abra até terminar de cozinhar. Sempre que abre a porta, a temperatura interior desce, e logo terá de ser recuperada.
● Descongele os ingredientes durante a noite, deixando-os fora do frigorifico, não use o microondas.

6. Use a sua máquina de lavar louça de forma eficiente

Caso não lave os utensílios da sua cozinha manualmente, deve ter cuidado com a sua máquina de lavar loiça. Evite a todo custo usar a função se secagem, pois isso consome muita energia. É possível poupar eletricidade deixando a louça secar ao ar livre.

7. Use os eletrodomésticos de tamanho certo

Por mais excitante que possa ser ter aparelhos modernos com recursos superiores, deve pensar se é realmente o que precisa nesse momento. Se, por exemplo, costuma ir às compras uma vez por semana e abastecer o frigorifico com apenas cinco ou seis coisas, acha que realmente precisa de um frigorifico tão grande? Os grandes eletrodomésticos geralmente consomem muito mais energia devido ao seu tamanho. Não é recomendável comprar um, a menos que seja realmente necessário.

Reduzir o consumo de energia é vital para que tenha uma melhor qualidade de vida, e que não perjufique as suas finanças. Além disso, evita que todos os meses desespere com o valor da fatura da luz e outras dores de cabeça relacionadas com a mudança de fornecedor de energia, reclamações e outras situações.

 

8. Poupar água na cozinha

Como é óbvio, é impossível falar de poupar energia, sem que se fale de poupar água também. Na verdade, a eficiência energética também ajuda a que se consuma menos água, e isso é visível nas contas mais baixas de água. 
A maioria dos eletrodomésticos, como já vimos, estão na cozinha, e a melhor forma de se poupar energia é através de equipamentos com alta eficiência energética. Mas como ajuda a poupar água? A resposta é simples: as máquinas de lavar roupa e loiça com alta eficiência energética, conseguem gastar menos energia e manter o seu desempenho. Como são eletrodomésticos que também usam água, conseguem proceder às lavagens sem gastar muito deste recurso. Portanto, a quanto optar por comprar um eletrodoméstico eficiente, lembre-se que também vai conseguir pagar menos pela eletricidade e ao mesmo tempo pagar menos na conta da água. Diga adeus ao desperdício, às contas altas e às reclamações ao seu fornecedor de água

E já que falamos de poupar água, fique com alguns conselhos para reduzir o consumo:

  • Descongele os alimentos no frigorífico. Não o faça com água a correr debaixo de uma torneira. Vai poupar dinheiro e melhorar o sabor e a segurança alimentar.

  • Graças aos aparelhos ecológicos, além da água,  também pode poupar energia.

  • Use a máquina de lavar louça quantas vezes forem necessárias, mas sempre na máxima capacidade. Se lavar a louça à mão, não deixe a água correr. Primeiro ensaboe e esfregue tudo e depois pode enxaguar.

  • Se detectar algum tipo de fuga de água, prossiga para reparar a falha o mais rápido possível.

Poupar água não é difícil e pode começar já hoje. O meio ambiente agradece e as suas contas também. 
 

Fonte: https://luzegas.pt/ 

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/