É o que defende o Top Seven Trends Shaping Digital Transformation in 2022, lançado pela Mulesoft, empresa da Salesforce e fornecedora da plataforma de integração e API.
Conheça as sete tendências que, segundo o relatório da Mulesoft, vão moldar a Transformação Digital na área das TI, em 2022.
- 1. O futuro do trabalho será construído com experiências híbridas e conectadas As organizações de sucesso são construídas com base na produtividade e na dedicação dos seus colaboradores. Por isso, quando a pandemia forçou o encerramento dos escritórios em todo o mundo, as empresas ficaram “nervosas”. O que se seguiu foi apelidado de “a maior experiência de teletrabalho” da história, já que reformulou o significado de “local de trabalho” e transformou as expetativas dos colaboradores sobre as suas experiências digitais no trabalho em 2022 e anos seguintes.
- 2. O Composable Business amadurece Se os primeiros 10 anos do milénio foram dedicados à Web, a década seguinte foi impulsionada pelos enormes avanços na tecnologia móvel, sendo que, a década de 2020 será um período de experiências digitais contínuas, onde as empresas terão uma organização feita de blocos de construção partilháveis, acelerando a transformação digital (Composable Business). Por isso, as empresas vão precisar de pensar sobre a forma como impulsionam a agilidade, o que levará a uma nova era de eventos orientados para arquiteturas composable businesses em 2022.
- 3. A ascensão dos negócios especializados em tecnologia A pressão para fornecer experiências digitais perfeitas para clientes e colaboradores aumenta, assim como a procura por departamentos de TI. O volume das iniciativas digitais duplicou durante a pandemia, tornando ainda mais difícil para as equipas acompanharem as necessidades do negócio. As equipas de TI também se encontraram afastadas de projetos de inovação com mais regularidade durante a crise, para fornecerem o suporte crítico necessário para garantir a continuidade do negócio. Em 2022, os negócios especializados em tecnologia vão aliviar parte dessa pressão, ao trabalharem em conjunto com as equipas de TI para acelerarem a inovação. A Gartner divulgou que as empresas que permitiram negócios especializados em tecnologia de forma bem-sucedida têm 2,6 vezes mais probabilidade de acelerarem os resultados dos negócios digitais. No entanto, para alcançá-los, devem ter as ferramentas certas à sua disposição.
- 4. A hiper-automação desbloqueia o valor digital A transformação digital já era uma prioridade comercial antes da pandemia, sendo que, hoje em dia, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. É por isso que a automação será cada vez mais a chave para desbloquear a produtividade, transformar experiências de colaboradores e clientes, e lançar rapidamente novos produtos e serviços em 2022. A automação será uma força fundamental para as empresas digitais modernas, em vez de ser utilizada em projetos fragmentados. As organizações pretendem automatizar qualquer coisa que possa ser automatizada. Bem-vindos ao mundo da hiperautomação!
- 5. A segurança por padrão é obrigatória Os líderes de negócios e tecnologia perceberam que a sua capacidade para acelerarem a transformação digital está cada vez mais dependente de se poderem tornar numa empresa composable. Isso significa criar a capacidade para as equipas de TI e negócios equiparem e reequiparem recursos de negócios em pack (PBCs) para responder à procura por agilidade digital, eficiência e escala. No entanto, a velocidade da inovação digital que tal apresenta também convida ao risco da cibersegurança. Se não for gerido de forma eficaz, este risco pode expor organizações e/ou os seus clientes a elevados danos financeiros e de reputação. Como tal, as plataformas que costumavam gerir blocos de construção combináveis como APIs reutilizáveis, em 2022 irão precisar de ter a segurança como padrão.
- 6. A ascensão de ecossistemas híbridos e distribuídos adiciona complexidade Os líderes de TI e de negócios concordam que a capacidade para criar experiências digitais contínuas para colaboradores e clientes é a chave para o sucesso das organizações modernas. Muitos identificaram que a melhor forma de o tornar uma realidade é ao adotar uma arquitetura corporativa composable, com APIs. Isso ajuda as equipas dentro da empresa a acederem a dados e recursos digitais com segurança, para criarem mais experiências conectadas e impulsionarem mais rapidamente a inovação. No entanto, a base de TI que sustenta esta ambiciosa transformação digital está cada vez mais fragmentada e complexa. Com as clouds híbridas e multi‐clouds a fazerem parte da atual normal, como podem as organizações gerir a integração em vários ambientes? Em 2022, a gestão universal de API irá chegar, à medida que as organizações procuram respostas para esta questão.
- 7. Uma única fonte de verdade torna-se na chave para os negócios baseados em dados O mundo está a testemunhar uma explosão de dados. Só em 2020, foram criados mais de 64 zetabytes (ZB), volume que deve crescer a uma taxa de 23% até 2025, de acordo com a IDC. No entanto, para as organizações que procuram integrar, analisar e agir sobre esses dados, a complexidade de TI, sistemas proprietários e a falta de orientação estratégica traz os seus próprios desafios.
Fonte: https://linktoleaders.com/as-7-tendencias-que-vao-moldar-a-transformacao-digital-nas-ti-em-2022/
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