Como funciona a inflação?

A inflação ocorre quando se verifica um aumento geral dos preços dos bens e serviços, não apenas de artigos específicos.

Aumento geral dos preços

Numa economia de mercado, os preços dos bens e serviços estão sujeitos a variações. Alguns preços sobem, outros descem. A inflação ocorre quando se verifica um aumento geral dos preços dos bens e serviços, não apenas de artigos específicos: significa que, com 1 euro, se compra menos hoje do que ontem. Por outras palavras, a inflação reduz o valor da moeda ao longo do tempo.

Algumas variações de preços são mais importantes do que outras

No cálculo do aumento médio dos preços, os preços dos produtos em que se gasta mais – tais como a eletricidade – têm mais peso (isto é, uma ponderação maior) do que os dos produtos em que se gasta menos – por exemplo, açúcar ou selos de correio.

Pessoas diferentes compram coisas diferentes

Todas as famílias têm os seus hábitos de consumo próprios: umas possuem automóvel e comem carne, outras utilizam apenas os transportes públicos ou são vegetarianas. A ponderação dos vários produtos e serviços na medição da inflação é determinada em função da média da despesa de consumo do conjunto das famílias.

Na medição da inflação, são tidos em conta todos os bens e serviços consumidos pelas famílias, incluindo:

 

  • artigos do dia a dia (como produtos alimentares, jornais e gasolina)

  • bens duradouros (como vestuário, computadores pessoais e máquinas de lavar roupa)

  • serviços (como cabeleireiro, seguros e renda de casa)


Compara o preço do cabaz de compras de ano para ano

Todos os bens e serviços consumidos pelas famílias ao longo do ano são representados por um “cabaz” de artigos. Cada um dos produtos incluídos no cabaz tem um preço, que pode variar com o tempo. A taxa de inflação homóloga é o preço do cabaz completo num determinado mês, comparado com o seu preço no mesmo mês um ano antes.

Fonte: https://www.creditocasa.pt/noticia/como-funciona-a-inflacao

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/

Junta-te a nós em: 
https://www.tuaimobiliaria.pt/