As temperaturas começam a subir e, em breve, chegará o momento de ligar o ar condicionado para manter o ambiente fresco e agradável. Mas, antes, é importante limpar e verificar se o equipamento se encontra a funcionar corretamente. Contratar uma equipa de manutenção é um dos passos, mas há outros que deves ter em conta.

Primeiro há que referir que o ar condicionado não é só mais um eletrodoméstico. Inmaculada Peiró, Directora Geral da Agremia, reforça que “este equipamento faz parte do sistema térmico do lar, pelo que a sua instalação, utilização e manutenção está sujeita a regulamentos de segurança e qualidade industrial". É por isso que a instalação e manutenção destes aparelhos só deve ser realizada por empresas qualificadas para tal.

Mas há boas práticas que podes fazer em casa para verificar o estado do teu ar condicionado de forma simples. Deixamos-te aqui um guia com tudo o que precisas de saber:
  • Verificar se as ligações elétricas do equipamento estão em bom estado. "Recomendamos que se verifique se os cabos não estão em mau estado ou se o equipamento não está ligado a fontes de alimentação juntamente com outros aparelhos domésticos, isto porque podem não resistir à intensidade de todos os equipamentos e, consequentemente, pode ocorrer sobreaquecimento ou curto-circuitos, pondo em risco a segurança", explica Agremia.
  • Verificar se os circuitos de refrigeração (os tubos através dos quais o refrigerante circula entre a unidade interior e a unidade exterior) estão devidamente isolados. "Um isolamento inadequado ou o gasto causado pelo uso durante os anos provocará uma perda de energia e, portanto, um maior consumo de eletricidade", argumenta Inmaculada Peiró.
  • Ter em conta os regulamentos existentes, neste caso o Regulamento de Instalações Térmicas em Edifícios, que estabelece que as unidades de ar condicionado ou bombas de calor com potência superior a 12 kW e inferior a 100 kw devem ser submetidas a manutenção preventiva de 3 em 3 anos ou nos intervalos indicados pelo fabricante no manual de utilização e manutenção do equipamento.
  • Utilizar o equipamento de forma responsável, para que a conta de eletricidade não dispare devido ao consumo excessivo. Neste sentido, o Institute for Energy Diversification and Saving (IDAE) recomenda que, no verão, a temperatura ambiente deve estar entre os 24 e 25 graus. Já no inverno, a temperatura ambiente recomendada situa-se entre os 21 e 22 graus.
  • Limpar regularmente os filtros de ar do ar condicionado, que normalmente são de fácil acesso. A utilização contínua dos dispositivos ao longo do tempo pode acumular partículas que acabam por entupir os filtros, prejudicando a eficiência do equipamento e reduzindo o fluxo de ar. Por isso, é também aconselhável limpar estes filtros com regularidade - normalmente duas vezes por ano - e substituí-los periodicamente para que a qualidade do ar interior seja ótima e livre de qualquer presença de vírus e bactérias.
Como fazer a limpeza do ar condicionado?

Tens dúvidas sobre como fazer a limpeza do teu ar condicionado? Explicamos-te tudo passo a passo:
  1. Antes de mais, não te esqueças de utilizar equipamentos de proteção individual para te protegeres das bactérias e vírus que, eventualmente, possam estar no equipamento. Por isso, é recomendado o uso de máscara cirúrgica, luvas descartáveis e ainda desinfetar as mãos com álcool gel.
  2. Assim que tiveres devidamente equipado, segue o primeiro passo da limpeza. Começamos por limpar o exterior do ar condicionado com um produto de limpeza adequado – o recomendado é mesmo usar um produto específico para estes aparelhos que permite eliminar qualquer vírus. Este produto deve ser aplicado nas barras e na grelha com o auxílio de um pano de microfibras.
  3. Depois, há que abrir o ar condicionado e retirar o filtro. Para desinfetá-lo, recomenda-se que uses sempre um spray próprio para o ar condicionado com poder antivírus. Outra opção é também substituir os filtros. Por fim, há que fechar o equipamento. Agora, está pronto a ser utilizado.
Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2021/06/04/47608-como-preparar-o-ar-condicionado-para-o-verao-um-guia-com-tudo-o-que-e-preciso-saber 

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/