Comprar casa, o dilema entre optar por uma casa usada ou nova. Siga as dicas para uma decisão consciente.

Comprar uma casa usada ou nova apresenta vantagens e desvantagens.

Conheça certos fatores a considerar no momento da compra de um imóvel usado ou novo.

Localização
Nos centros urbanos existe uma maior facilidade em encontrar espaços usados, contudo, normalmente, são mais caros.
Por outro lado, estas localizações são mais atrativas, dado que dispõem de mais serviços e pontos de interesse mais perto.

Preço
O preço é muito valorizado pelos potenciais compradores na altura da compra da habitação.
Geralmente, o preço de um imóvel novo é mais alto do que o de um imóvel usado. Os novos blocos de condomínios que ainda não foram habitados apresentam uma construção mais recente e encontram-se em ótimo estado, aumentando o custo a pagar.
Na decisão entre a aquisição de uma casa nova ou usada, é essencial considerar outros custos e despesas, como é o caso das deslocações diárias para o trabalho e da possível remodelação ou necessidade de obras.

Área útil
Outro componente com grande peso na balança é o conforto, principalmente se a casa for para uma família numerosa.
Geralmente, os espaços recentes são tendencialmente maiores e mais amplos. Neste sentido, sobe a probabilidade de acesso a divisões como garagem, despensa, varanda ou terraço e um espaço para escritório.
Contudo, as construções mais antigas são ricos em história e apresentam características de uma arquitetura mais pitoresca.
No fundo, trata-se apenas de uma questão de gosto pessoal.

Eficiência energética
A construção de habitações submete-se a regras rígidas, tanto no que se refere à segurança e usabilidade, como também à proteção ambiental. Neste caso, se pretende comprar um imóvel com alta eficiência energética, o ideal é procurar uma casa nova.

Personalização
Um enorme diferencial entre a aquisição de uma habitação nova e usada enquadra-se na opção de personalização.
Quando um apartamento ou uma casa está em fase de projeto, é possível participar de forma ativa no seu planeamento. Desta forma, o proprietário pode desenvolver a casa à sua medida e gosto.
Pelo contrário, no que se refere ao caso das habitações novas prontas a habitar, tal como nas casas usadas, a liberdade de personalização é menor. Contudo, é sempre possível uma determinada tipificação sem grandes custos, como é o caso das pinturas das paredes ou a troca das loiças de casa de banho.

Estado do imóvel
Um outro fator fundamental a analisar é o estado do imóvel, ou seja, se pretende adquirir uma casa com uma construção moderna, em bom estado de conservação e sem sinais de uso, o ideal é comprar uma habitação nova.
Desta forma, ao estrear a casa, não arrisca a se deparar com eletrodomésticos avariados, furos nas paredes e problemas de canalização.
É de destacar que existem no mercado imobiliário muitas casas usadas, construídas recentemente e em ótimo estado de conservação. Se está com dúvidas sobre o imóvel que pretende comprar, veja a lista das melhores casas e apartamentos, novos ou usados, com todas as comodidades e para todos os gostos e carteiras, em todos distritos do país.

Descubra imóveis com Crédito Habitação usados e novos em várias cidades de Portugal

Ajudamos a procurar as melhores propostas de Crédito Habitação, para comprar a sua futura casa. Para solicitar uma simulação clique aqui

NOTICIAS:
Fonte: CréditoCasa

Visite os nossos imóveis em:
TuaCasa

Junta-te a nós em:
TuaImobiliária