Acontece duas vezes ao ano, mas é uma data do calendário que é fácil de esquecer para os mais distraídos. Os telefones dão uma ajuda e muitos assumem a mudança de hora de forma automática, mas o relógios de pulso não, por isso mesmo, é importante acertar a hora para saberes a quantas andas. É já no próximo domingo, dia 27 de março de 2022, que nos despedimos do horário de inverno para dar as boas vindas ao horário de verão.
Os relógios andam uma hora para a frente, ou seja, à uma da manhã, passarão a ser duas da manhã.

Mudança de hora em Portugal: Porque acertamos o relógio?

Todos nós já nos perguntámos porque é que duas vezes ao ano temos de acertar o relógio e a verdade, é que a resposta é bem mais simples do que parece: poupar energia. Sim, isso mesmo. A mudança do horário de verão para o de inverno leva-nos numa viagem até 1917 quando foi instaurada pela primeira vez a mudança de hora em Portugal. Isto aconteceu para fazer coincidir o horário laboral com a luz solar e assim evitar gastos de energia desnecessários.
Numa altura em que dependemos da luz elétrica para (quase) tudo, esta é uma medida que faz sentido nos dias de hoje. É por esta razão que duas vezes ao ano, mais precisamente, no último domingo de março (verão) e no último domingo de outubro (inverno) assistimos a uma mudança da hora.

E o fim da mudança de hora em Portugal?

É verdade que esta é uma questão que levanta muitas divergências de opinião. Foi em 2019 que o Parlamento Europeu (PE) aprovou o fim da mudança de hora bianual. Os países tinham até 1 de Abril de 2020 para decidir com que horário iriam ficar (inverno ou verão) e seria aplicado a partir do ano de 2021. Esta decisão viu-se adiada (devido à pandemia) e atualmente desconhece-se um prazo para a decisão final e, consequentemente, para anunciar quando e se realmente se dará o fim da mudança de hora. Se pensarmos bem, ambos os horários têm aspetos positivos: no horário de inverno podes dormir mais uma hora, mas os dias são mais curtos.
No horário de verão tens menos uma hora de sono, mas ganhas mais tempo para aproveitar a tua tarde com uma escapadela a uma esplanada para apreciares o pôr do sol sem sentires um arrepio na espinha.

Seja qual for a tua preferência, não te esqueças de anotar no calendário que domingo é dia de mudar a hora, à 01h00 passará a ser, segundo o horário de verão, 02h00 da manhã.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2022/03/23/51507-mudanca-de-hora-os-relogios-andam-para-a-frente-ja-este-domingo

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/

Junta-te a nós em: 
https://www.tuaimobiliaria.pt/