Esta época festiva leva a que muitos se desloquem pelo país ou até para o estrangeiro, deixando a sua habitação vazia e sem vigilância. Aliando isso ao aumento de assaltos ou tentativas de roubo que ocorre no último trimestre de cada ano, podem surgir alguns receios relativamente à segurança da habitação.
A pensar nisso, deixamos-te algumas dicas para manter a casa segura na época do Natal e passagem de ano.

O Barómetro da Securitas Direct mostra que, todos os anos, assistimos a um aumento dos assaltos ou tentativas de roubo a habitações no último trimestre do ano, como foi o caso de 2021, ano em que se verificou um aumento de 15% neste período. A empresa reuniu, por isso, algumas sugestões que podem ajudar-te a garantir a segurança da habitação durante a época festiva.

Como manter a casa segura
  • Verificar e reforçar a segurança de todas as janelas e portas. Apesar de esta ser uma medida que deves assegurar sempre que te ausentas de casa, devees certificar-te de que todas as portas e janelas estão bem fechadas. Podes ainda fechar as portas interiores da casa, dificultando o trabalho a possíveis assaltantes.
  • Garantir que as fechaduras estão em boas condições. Confirma que todas as fechaduras estão a funcionar bem e, se possível, invista em fechaduras com tranca para impedir ou dificultar a abertura das portas.
  • Guardar os objetos de valor num cofre de alta segurança. Ao guardar os objetos de valor num cofre de alta segurança ou em locais que não são visíveis, podes evitar a sua perda em caso de roubo.
  • Manter uma aparência exterior de casa habitada. Mantém a aparência de que estás em casa, por exemplo com um estendal com alguma roupa e com as persianas abertas de forma alternada. Se possível, tem também um sistema automatizado de luzes que se acendam e apaguem durante o dia e a noite.
  • Desligue o atendedor do telefone de casa. Se tiveres atendedor de chamadas, desliga-o, Telefonemas sucessivos sem resposta dão a entender que não está ninguém em casa. Se possível, reencaminha as chamadas para o teu telemóvel ou para alguém de confiança.
  • Não publiques informações relativas à tua ausência nas redes sociais. Ao fazê-lo, estarás a dar pistas sobre as tuas viagens e potenciais ladrões vão saber da tua ausência.
  • Mantém a sua casa sob vigilância permanente. Os sistemas de segurança avançados permitem que, através do acesso remoto pelo seu smartphone, controles o alarme e verifiques tudo o que se passa através de videovigilância
  • Pede a alguém próximo para visitar a casa. Apesar de não ser necessário fazê-lo todos os dias, um familiar ou um amigo próximo pode visitar a casa, para que possas garantir que tudo se mantém normal.
  • Informa a central de alarmes que vai sestar fora. Ao informar a central de alarmes acerca da tua ausência, no caso de o alarme da casa ser acionado, a polícia vai ser enviada ao local.
Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2022/12/19/55341-natal-e-ano-novo-9-dicas-para-manter-a-casa-segura-durante-as-festas

Visite os nossos imóveis em:
TuaCasa

Junta-te a nós em:
TuaImobiliária