O aumento do agregado familiar é o principal motivo para a compra de uma nova casa

A pandemia veio mudar a forma como os portugueses olham para a sua casa. E se dúvidas houvessem sobre esta realidade, a nossa campanha Nossa Casa Nosso Mundo veio esclarecê-la, mostrando que houve quem tivesse mudado a casa e quem tivesse mudado de casa. Mas uma coisa é certa: a pandemia mudou as prioridades. Tendo em vista a influência deste período, a UCI, instituição financeira especialista na concessão de Crédito Habitação, divulgou no passado mês de abril o Estudo Casa_PT desenvolvido em pareceria com o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica. Este estudo procurou compreender o lado comportamental dos portugueses aquando do processo de compra de casa e de escolha de Crédito Habitação. Em particular, debruçou-se sobre os motivos que os levam a tomar determinada decisão.

De acordo com a análise, é possível identificar 3 fases no processo de aquisição de casa: a procura de casa, a procura de financiamento e a vivência da casa. Numa primeira fase, as conclusões revelaram que a razão principal para a compra de um novo imóvel é motivada pelo aumento do agregado familiar (21,6%), ou seja, a chegada de 1 ou mais crianças. Segue-se a preferência por outro bairro ou localidade (18,7%) e a vontade de mudar de estilo de vida (13,1%).

Além disso, a procura por casa é feita em várias frentes, sendo que a maioria dos compradores opta por recorrer às agências imobiliárias (47%), tanto online como offline. As pesquisas na internet em plataformas especializadas (42,4%) também estão contempladas, assim como os sites de Bancos ( 10,2%), que apresentam imóveis com financiamento a 100%. Já o tempo de pesquisa revelou ser curto para a maioria dos inquiridos: 42% demorou menos de 6 meses a encontrar casa, e apenas 23,9% levou mais de 1 ano a fazê-lo.

A localização (50,1%) foi a característica mais mencionada, sendo que o preço (42,2%) e a área do imóvel (40,7%) surgem logo de seguida. Os motivos que levam os inquiridos a escolher uma casa em determinada localização são vários, sendo que a proximidade de áreas verde (51,8%), a proximidade de comércio (31,9%) e a proximidade de serviços (30,1%) são as razões principais.

Numa segunda fase, as conclusões do estudo revelam que 77,5% das pessoas que compraram casa nos últimos 3 anos recorreram a financiamento bancário, o que segundo a UCI revela a importância do Crédito Habitação para a efetivação dos negócios. Em termos de janela de tempo, 63.4% dos inquiridos revelam que demoraram menos de 2 meses a completar o processo de financiamento, e apenas 15% tiveram processos que demoraram mais do que o período referido.

Os estudo também incidiu sobre o quotidiano em casa, particularmente na questão da eficiência energética cujos 87,8% dos inquiridos revelam não ter noção da classificação energética da sua casa.

Visite os nossos imóveis em:
https://www.tuacasa.pt/

Junta-te a nós em: 

https://www.tuaimobiliaria.pt/