O programa de apoio ao arrendamento jovem, Porta 65, vai passar a ser contínuo e a receber candidaturas todo o ano. O objetivo do Governo é, com esta medida incluída no pacote Mais Habitação, aumentar o número de beneficiários e chegar a 22.000 jovens até 2026.

Atualmente, recorde-se, o programa Porta 65 decorre em três fases de candidatura diferentes ao longo do ano, e apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.
A partir de agora, as candidaturas ao Porta 65 Jovem passam a funcionar todo o ano, e a atribuição do apoio deixa de obrigar a que o candidato faça coincidir a sua habitação permanente, para efeitos de atribuição do apoio, à sua morada fiscal, tal como o idealista/news noticiou.

Com esta alteração, segundo palavras da ministra da Habitação, Marina Gonçalves, citadas pelo Público, o Governo quer, até ao final da legislatura, duplicar o número dos beneficiários abrangidos em 2021 – cerca de 11.052 –, e chegar a 22.000 jovens até 2026. De acordo com o jornal, a dotação orçamental do programa também será aumentada anualmente, devendo chegar aos 47 milhões de euros dentro de três anos.

No pacote legislativo apresentado, o Executivo anunciou também a criação do Porta 65 +, para ajudar as famílias que se encontrem numa situação de maior vulnerabilidade durante o contrato de arrendamento. Será aplicado a situações de maior vulnerabilidade, nomeadamente quebra de rendimentos superior a 20% ou famílias monoparentais.

Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2023/04/06/57425-porta-65-quer-apoiar-22-000-jovens-ate-2026#at

Visite os nossos imóveis em:
TuaCasa
Junta-te a nós em:
TuaImobiliária